Pplware

Steve Jobs – Instantes de uma vida intensa

A noticia da morte de Steve Jobs atingiu toda a Internet como uma onda que nos derrubou. A lutar contra a sua doença de forma corajosa e com uma força quase sobre humana, nada fazia esperar que fosse tão cedo a sua partida.

Para que possamos prestar uma homenagem sentida à partida de um dos maiores génios da industria de tecnologia, resolvemos voltar a publicar um artigo onde mostrámos os principais momentos da vida deste visionário. Todas as palavras que sejam ditas ou escritas não fazem jus à grandeza com que Steve Jobs enfrentou a vida e a forma como conseguiu contornar os problemas que ela lhe apresentou.

Os famosos projectos da Apple, o Mac e iPhone tiveram grande influência de Steve Jobs. Este sempre pensou nos seus produtos com o pormenor de quem os desenha para si. Foi esse carisma que o destacou no mundo da tecnologia, mais do que qualquer outra personalidade que fez o percurso noutras grandes empresas.

Steve deu um novo rosto à indústria da música com o iPod, mudou o conceito de telefone com o iPhone, e entre ambas ainda deu vida à imaginação com a sua genialidade dentro da Pixar Animation Studios.

Com o iPad lança um novo conceito, ridicularizado no início mas amado e adoptado pouco tempo depois. O Mac OS sofreu uma forte influência, embora este tenha sido odiado e amado por Steve Jobs, hoje, com o Lion, o sistema operativo deu um salto para um patamar relevante, ombreando com os melhores dentro desse mercado.

Ícones como a App Store, iTunes Store e iBooks, marcam uma nova etapa na vida da Apple, o sucesso chega e torna a marca numa das mais fortes do mundo, estando mesmo por momentos no topo da lista.

A vida e obra de Steve Jobs

A biografia de Steve Jobs é rica e detalhada. Este homem desde muito cedo começou a batalhar pelo que queria e a sua vida, até este momento, acaba por se fundir em grande parte com a vida da empresa que criou.

Steve Jobs nasceu em 24 de Fevereiro de 1955. Seria posteriormente adoptado por Paul e Clara Jobs. Em 1975 começa com Steve Wozniak a montagem do computador que deu origem à Apple, Apple I. Todo este trabalho era feito na garagem de Steve. No ano seguinte funda com Steve Wozniak e Ron Wayne, a empresa Apple Computer.

O ano de 1977 traz uma alavancagem da Apple com o investimento que Mike Markkula faz na companhia. Steve Woz sai para a HP. No ano seguinte, e depois de um estrondoso sucesso na apresentação do primeiro protótipo no ano anterior, o Apple II torna-se o primeiro computador pessoal a ser vendido de forma massiva.

Durante o ano de 1980 é lançado o Apple III, que veio a provar-se ser um fiasco. Este foi também o ano em que a Apple foi colocada em bolsa. Três anos depois John Sculley torna-se o CEO da Apple. O Macintosh, um dos computadores de maior sucesso da Apple, surge em 1984.

Foi em 1985 que se dá o maior golpe de estado na Apple. A administração toma o partido de John Sculley e Steve Jobs é retirado de todos os cargos executivos. Steve Jobs demite-se da Apple durante esse ano. Passado um ano é anunciado o lançamento da Pixar e dois anos depois o NeXT Cube.

Dez anos depois do seu lançamento, Steve Jobs torna-se presidente e CEO da Pixar Animation Studios. Foi também neste ano que foi lançado o filme da Pixar, Toy Story. A Apple compra a NeXT em 1996 e Steve Jobs torna-se conselheiro do CEO da altura, Gil Amelio. É no ano seguinte que Steve Jobs volta a assumir o cargo de CEO interino da Apple.

Demorou apenas um ano para que a Apple voltasse a apresentar lucros e um novo produto, que se revelou revolucionário, o iMac. No ano seguinte são apresentados os Power Mac G3 e os iMacs coloridos. É ainda apresentado o primeiro iBook.

Foi durante o ano de 2000 que Steve Jobs se tornou oficialmente CEO da Apple. Este foi também o ano da apresentação do Mac OS X. A Apple continuava a crescer e no ano seguinte abriu as primeiras lojas Apple. Esse foi o ano da apresentação do iPod e do Mac OS X 10.0.

Em 2003 é criada e apresentada a loja de música do iTunes. Foi também este o ano em que foi diagnosticado o cancro do pâncreas a Steve Jobs. Dois anos depois a Apple anuncia a transição para processadores Intel. É neste ano que Steve Jobs faz o seu famoso discurso na Universidade de Stanford.

A apresentação dos dois primeiros computadores com processadores Intel, o iMac e o MacBook Pro decorre em 2006. Nesse ano a Disney comprou a Pixar.

Um dos anos mais importantes para a Apple foi o ano de 2007, quando apresentou o iPhone e a Apple TV na Macworld. A Apple muda também o seu nome de Apple Computer para Apple Inc. em 2007. No ano seguinte a Apple apresenta o MacBook Air, o notebook mais fino do mundo. Deu-se também a abertura da App Store a todos os programadores.

Um primeiro indício de que Steve Jobs não está bem ocorre em 2009, quando este tira uma licença médica de 6 meses, durante a qual efectua um transplante de fígado.

Steve regressa em força à Apple onde apresenta o iPad, em 2010. O presente ano veio trazer a confirmação da liderança de Steve Jobs. A Apple cimenta a sua posição dominadora no mercado. Torna-se na empresa mais valiosa do mundo, em 2011, e apresenta o iPad 2. Foi também nesse ano que Steve Jobs decidiu abandonar o cargo de CEO da Apple.

Memo de Tim Cook para os funcionários da Apple

Team,

I have some very sad news to share with all of you. Steve passed away earlier today.

Apple has lost a visionary and creative genius, and the world has lost an amazing human being. Those of us who have been fortunate enough to know and work with Steve have lost a dear friend and an inspiring mentor. Steve leaves behind a company that only he could have built, and his spirit will forever be the foundation of Apple.

We are planning a celebration of Steve’s extraordinary life for Apple employees that will take place soon. If you would like to share your thoughts, memories and condolences in the interim, you can simply email rememberingsteve@apple.com.

No words can adequately express our sadness at Steve’s death or our gratitude for the opportunity to work with him. We will honor his memory by dedicating ourselves to continuing the work he loved so much.

Tim

Outras figuras mundiais deixaram as suas palavras de pesar pela morte de Steve Jobs. Deixamos abaixo as que conseguimos reunir:

Bill Gates

I’m truly saddened to learn of Steve Jobs’ death. Melinda and I extend our sincere condolences to his family and friends, and to everyone Steve has touched through his work.

Steve and I first met nearly 30 years ago, and have been colleagues, competitors and friends over the course of more than half our lives.

The world rarely sees someone who has had the profound impact Steve has had, the effects of which will be felt for many generations to come.

For those of us lucky enough to get to work with him, it’s been an insanely great honor. I will miss Steve immensely.

Mark Zuckerberg

Steve, thank you for being a mentor and a friend.

Thanks for showing that what you build can change the world. I will miss you.

Barack Obama

Michelle and I are saddened to learn of the passing of Steve Jobs. Steve was among the greatest of American innovators – brave enough to think differently, bold enough to believe he could change the world, and talented enough to do it.

By building one of the planet’s most successful companies from his garage, he exemplified the spirit of American ingenuity. By making computers personal and putting the internet in our pockets, he made the information revolution not only accessible, but intuitive and fun. And by turning his talents to storytelling, he has brought joy to millions of children and grownups alike. Steve was fond of saying that he lived every day like it was his last. Because he did, he transformed our lives, redefined entire industries, and achieved one of the rarest feats in human history: he changed the way each of us sees the world.

The world has lost a visionary. And there may be no greater tribute to Steve’s success than the fact that much of the world learned of his passing on a device he invented. Michelle and I send our thoughts and prayers to Steve’s wife Laurene, his family, and all those who loved him.

Cavaco Silva

Há homens que criam mundos novos – ou que mudam o mundo, tal como o conhecemos. Por isso os admiramos, como génios visionários, como personalidades que foram capazes de antecipar o futuro, trazendo-o para o presente de milhões de seres humanos.

O talento inventivo de Steve Jobs e a sua criatividade ímpar mudaram radicalmente o modo como, nos nossos dias, lidamos quotidianamente com a tecnologia. A sua morte é, sem dúvida, uma perda.

Mas o seu exemplo e o seu legado perdurarão por muitos anos. O mundo ficou diferente depois de Steve Jobs passar por ele.

O mundo da tecnologia agradece o muito que este homem deixou como legado.

Por tudo o que Steve Jobs criou e representa nas nossas vidas, caso queiram deixar os vossos pensamento, palavras de conforto, condolências ou apenas uma palavra amiga, enviem para este endereço de email.

Exit mobile version