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Spotify já está na bolsa de Nova York e conseguiu bater recordes

O Spotify é o mais conhecido e usado serviços de streaming de música da Internet. Esta empresa estava a preparar-se para entrar em bolsa e isso já aconteceu.

Após apenas 1 dia presente na bolsa de Nova York, a empresa de streaming de música já vale quase mais 30 mil milhões de dólares, com a venda das suas ações.


O processo de entrada em bolsa não foi simples,  nem pacifico para o Spotify. Foi necessário percorrer vários passos para conseguir que a IPO (Initial public offering) desse entrada na bolsa de Nova York.

 

Os valores de entrada em bolsa do Spotify

Com um preço inicial de venda de 132 dólares, a empresa conseguiu crescer no primeiro dia de bolsa, terminando a sessão 12% acima deste preço, atingindo assim os 149,60 dólares por ação.

O valor final de mercado das ações acabou por ficar abaixo dos máximos do dia, com os títulos da empresa a terem estado com um valor acima dos 165,90 dólares. Nesse período o Spotify chegou a ter um valor de mercado de 29,5 mil milhões de dólares.

Na prática, e no final do dia de bolsa, o serviço de música via streaming ficou a valer 26,6 mil milhões de dólares, um salto excelente para a empresa que agora se estreou na bolsa.

 

A entrada na bolsa

Ao contrário do que é normal, a entrada em bolsa do Spotify não foi um simples IPO. A empresa optou por um DPO (Direct public offering), o que significa que a empresa optou por angariar capital diretamente, sem recorrer a outra empresa intermediária e vendendo as suas ações diretamente ao público.

De acordo com as palavras do CEO do Spotify, Daniel Ek, a empresa não está a angariar capital, e os seus acionistas e funcionários têm liberdade para comprar e vender as ações do Spotify há anos. Esta é a razão por estarem a fazer as coisas de forma diferente.

 

A razão da entrada em bolsa do Spotify

Apesar do Spotify afirmar que não está a angariar capital a verdade é que esta capitalização é bem-vinda. A empresa encaixa 5 mil milhões de dólares anualmente, todos os anos em receitas, gasta mais de três quartos desse valor em pagamentos a editoras, produtores e artistas.

Estes compromissos deixam pouca receita e um valor de lucro próximo do zero vindo dos seus 70 milhões de utilizadores pagantes. Com 90 milhões de utilizadores do plano gratuito, a empresa apenas consegue 10% da sua receita anual da publicidade destes utilizadores.

É por isso muito importante para o Spotify que esta entrada em bolsa corra de forma perfeita, para assim conseguir um crescimento económico essencial para conseguir evoluir.

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