A técnica, denominada de spoofing, não é nova, mas apesar de todos os alertas, há pessoas que continuam a cair neste tipo de esquemas. Recentemente um homem foi burlado em 4800 euros. Saiba como tudo funciona e tenha cuidado.
Homem foi vítima de “phone spoofing”…
Chama-se spoofing e é importante que esteja atento e que saiba como funciona. Quando a vítima é contactada por telefone, o atacante utiliza um número nacional ou um spoofing do número autêntico do Banco, ocorrendo a personificação por voz de um funcionário que questiona a vítima relativamente a informação privilegiada, como dados pessoais, criando confiança, e solicitando códigos relativos ao Banco (de validação, por exemplo).
Estes métodos ou outros semelhantes podem conduzir ao comprometimento de uma conta bancária com perdas monetárias, à recolha de dados pessoais e sensíveis utilizáveis em furtos de identidade ou à exfiltração de dados comercializáveis em fóruns de cibercriminalidade, segundo revela o CNCS.
Recentemente um home foi burlado em 4800 euros. Tudo aconteceu por causa e uma encomenda de 25 euros. Uma mulher fez-se passar por funcionária de um banco, tendo pedido para cancelar a transferência. Todo o telefonema foi idêntico aos que recebemos do banco, tendo a mulher solicitado ao homem para ir a um multibanco. Quando se apercebeu já tinha ficado sem 4800 euros. O homem foi vítima de “phone spoofing”, sendo que o número que lhe apareceu indicava ser o do banco.
Este é um crime difícil de investigar e que muita das vezes fica impune. Em Portugal já foram apresentadas várias queixas à GNR e à PSP.