A luta que o SIRI provoca entre os programadores e a Apple tem vindo a pender cada vez mais para lado dos primeiros. Cada vez mais começa a surgir outras funções para este excelente assistente pessoal que o elevam a uma ferramenta quase indispensável para todos os que o usam.
Outra batalha que tem vindo a estar cada vez mais perdida é a da possibilidade de termos o SIRI instalado noutros equipamentos que não o iPhone 4S. A última conquista está disponível no Cydia e dá pelo nome de Spire.
O Spire é o resultado do trabalho de dois programadores, Grant Paul e Ryan Petrich, que são bastante conhecidos no meio do hacking do iOS. Esta aplicação é a possibilidade de termos o SIRI nos dispositivos que corram iOS 5 e que tenham o jailbreak feito.
Ao descarregarmos esta aplicação temos a possibilidade de termos de forma completamente legal o Siri instalado no nosso iOS. Até agora esta instalação não era legal pois recorria ao retirar dos ficheiros de uma instalação que acompanhasse um iPhone 4S, o que é completamente ilegal por distribuir e dar acesso a código da Apple de forma massiva. O Spire consegue que essa instalação seja feita directamente da Apple, o que a torna legal.
Depois de descarregado e instalado, o Spire irá descarregar mais de 100MB dos servidores da Apple e o SIRI será instalado. É recomendado que usem a rede sem fios neste processo.
Infelizmente o Spire ainda não é perfeito e não consegue usar o SIRI de forma completamente independente. Para poderem usar o SIRI com o Spire vão ter de definir um proxy que, basicamente, terá de ser feito por um iPhone 4S.
A razão desta necessidade prende-se com a eterna questão segurança que protege o SIRI. O recurso a um identificador gerado num iPhone 4S é o que agora impede a massificação do SIRI por mais equipamentos que não o iPhone 4S.
As has been noted, my recently released tweak Spire requires a proxy and data from an iPhone 4S to operate. As the point of Spire is to get Siri on devices that aren’t the iPhone 4S, this might at first seem to imply that Spire is useless.
However, this is not because I hate you or because I’m lazy, it’s because Apple has made it very likely impossible to defeat the authorization requirement. I reverse engineered it, and it does not appear possible to connect Siri to the cloud without information from an iPhone 4S.
O Spire necessita que definam um proxy para ser usado. Só desta forma ele irá funcionar da maneira correcta. A forma de poderem ter acesso a um proxy pode ver consultada na FAQ do Spire Proxy. Existem várias possibilidades, mas fica ao vosso cargo escolher a melhor.
Grant Paul apresenta algumas ideias nessa página. Ou pedem a um amigo que vos disponibilize os códigos do seu iPhone 4S, ou que recorram a um serviço pago para terem acesso a esses códigos (ainda não existe conhecimento deste tipo de serviço, mas é uma ideia interessate). Uma última ideia, mais longe do SIRI envolve a utilização da API de voz do Google Chrome e o motor de pesquisa da Google para criar um serviço similar. É apenas uma ideia, mas muito interessante, do ponto de vista de apresentar uma alternativa ao SIRI.
Novos passos está a ser dados para que o SIRI possa ser disponibilizado em equipamentos Apple que não o seu original iPhone 4S. A luta está a ser difícil mas como têm acompanhado lentamente estão a ser dados passos na direcção correcta.
De uma completa impossibilidade de colocar o SIRI noutros equipamentos a uma instalação completa através dos servidores da Apple foram dados muitos passos e muitas horas foram passadas a fazer engenharia reversa neste software. Esperemos pelo dia em que possamos ter acesso ao SIR nos dispositivos Apple que não apenas o iPhone 4S, seja ela de forma legal ou de forma mais alternativa.[via]
Artigos relacionados: