Por Diogo Bhovan para o Pplware Este é um assunto que já aqui destacamos no ano de 2007, mais ou menos por esta altura com um artigo intitulado Som 3D. Hoje voltamos a falar sobre este conceito uma vez que a Vodafone lançou um projecto designado de “Vodafone Sound Experience” que estreou a par com o filme ‘Avatar’ onde os espectadores são convidados a fecharem os olhos e apenas com a audição são envolvidos num ambiente que os faz sentir dentro do próprio filme. Vamos lá experimentar:
Pensem num filme!
Pode ser um filme qualquer, desde que gostem, desde que se lembrem mais ou menos da história. Agora imaginem, como era, se se sentissem dentro do filme, se a vítima, o herói, o protagonista fossemos nós, espectadores do filme.
Era magnífico, sentiam mais a história, tomavam mais atenção, reagiam a cada barulho, movimento, etc…O “vídeo” que vos apresento neste artigo, consegue fazer isso!
Não é propriamente um filme, digamos que é mais uma demonstração (por sinal, muito bem conseguida), de como esta técnica pode ser utilizada para nos “colocar dentro do filme”.
Mas esperem!
Antes de verem (neste caso, leia-se, ouvirem) este vídeo, devem seguir algumas instruções:
- Utilizar HeadPhones com som Stéreo.
- Perceber o mínimo de Inglês e interpretar o que é dito, para se entender a história.
- Desligar tudo o que provoque ruído externo.
- Por o Volume no Máximo.
- Antes de clicarem em “Play”, relaxem um minuto, de olhos fechados e em silêncio.
- Enquanto ouvem o vídeo devem manter os olhos fechados, sem nunca, repito: NUNCA os abrirem.
Esta é uma técnica, (relativamente) nova, que começou a ser utilizada comercialmente dia 17 de Dezembro nos minutos que antecedem o filme “Avatar”.
Esta primeira “Vodafone Sound Experience” intitula-se “Avião” está a ser exibida em cerca de 96 salas de Cinema digitais e segundo a operadora “representa uma inovação mundial ao nível do entretenimento e da publicidade”
Vão ser ainda criadas várias Vodafone Sound Experiences, com duração entre dois e três minutos cada e com diferentes guiões, sendo que o planeamento de exibição em cinema será feito de acordo com o género de filmes em cartaz e o respectivo público-alvo.
Com tantas evoluções visuais e sonoras, podemos dizer que a pouco e pouco, o Cinema estará mesmo a chegar a um novo patamar.
Como acham que será o cinema do futuro, daqui a 10 anos por exemplo?
Para finalizar, uma vez que este é o meu primeiro Post aqui no Pplware, quero cumprimentar todos os leitores, e felicitar todos os que fazem parte do Staff e que fazem deste, o melhor Blog Nacional sobre Informática e Tecnologia.