… de 42,4 MP
A Sony tem estado bastante activa no mercado da fotografia e, durante o dia de ontem, foi apresentado um novo modelo da gama das compactas Cyber-Shot RX, a RX1R II com um sensor de imagem full-frame retroiluminado, lente ZEISS® Sonnar T* de 35 mm F2, AF de alta velocidade, visor XGA OLED retrátil e o primeiro filtro ótico passa-baixo variável do mundo com bracketing do filtro passa-baixo.
A nova RX1R II junta-se aos modelos originais RX1 e RX1R, consideradas as câmaras full-frame mais pequenas do mundo e visa proporcionar a mais alta qualidade de imagem de qualquer câmara compacta alguma vez produzida pela Sony.
Esta garantia é dada, em grande parte, ao novo sensor de alta resolução da câmara, com 42,4 MP, aliado à sua grande abertura e à lente ZEISS Sonnar T* 35mm F2 com distância focal fixa, harmonizados para otimizarem o desempenho.
Este novo modelo tem ainda uma melhoria de 30% na velocidade de resposta da AF e está equipado com o primeiro filtro ótico passa-baixo variável do mundo, podendo ser regulado para “off” (desligado), “standard” ou “high” (alto), com função bracketing do filtro passa-baixo disponível. Possui ainda um prático visor XGA OLED retrátil para captação ao nível dos olhos, implementado com alterações mínimas no volume total da estrutura relativamente aos seus antecessores.
A RX1R II dispõe de um sensor CMOS Exmor R® full-frame retroiluminado de 35 mm com aprox. 42,4 megapíxeis efetivos, a par de um potente motor de processamento BIONZ X, para alcançar níveis superiores de resolução de imagem e sensibilidade (ISO 100-25600, expansível para 50 – 102400 ) com uma ampla gama dinâmica.
A estrutura retroiluminada do sensor, com uma escala de circuito ampliada e um design da cablagem em cobre, proporciona uma velocidade de transmissão mais rápida e apresenta uma saída de dados aproximadamente 3,5 vezes mais rápida do que a RX1R original, assegurando um desempenho de alta velocidade.
A estrutura retroiluminada do sensor, com uma escala de circuito ampliada e um design da cablagem em cobre, proporciona uma velocidade de transmissão mais rápida e apresenta uma saída de dados aproximadamente 3,5 vezes mais rápida do que a RX1R original, assegurando um desempenho de alta velocidade.
O design da lente fixa permite que o posicionamento do seu sensor e da lente seja ajustado com precisão para maximizar todas as vantagens da resolução extremamente elevada do sensor. A RX1R II utiliza também um obturador integrado na lente, permitindo uma velocidade de sincronização do flash de 1/2000 s. e uma significativa redução no volume total da estrutura.
Possui um filtro ótico passa-baixo variável que permite aos fotógrafos ajustarem manualmente o equilíbrio entre a resolução de imagem e a presença de efeitos moiré ou artefactos de cor adaptados ao objecto.
A RX1R II é também a primeira compacta da gama RX com capacidades de AF híbrida rápida.
Este modelo integra ainda um visor XGA OLED Tru-Finder retrátil, que se abre e fecha com o simples premir de um botão. O visor possui um revestimento ZEISS T e quatro elementos de vidro, incluindo duas lentes asféricas, que trabalham em conjunto para proporcionarem uma ampliação de 0,74x[v] e uma visão nítida de canto a canto, com a mínima distorção. Traz ainda um ecrã LCD WhiteMagic™ de tipo 3.0 com 1,2 milhões de pontos.
Quanto ao vídeo, o sensor e processador avançados da câmara permitem gravar filmes excecionalmente pormenorizados e com baixos níveis de ruído, tendo ainda capacidade para gravar vídeos Full HD 1920×1080 com taxas de fotogramas de 60p, 30p ou 24p, graças versátil formato de gravação de filmes XAVC S.
É compatível com Wi-Fi® e NFC, sendo ainda funcional com a aplicação PlayMemories Mobile da Sony disponível para plataformas Android e iOS.
Podem consultar todas as especificações aqui.
Esta Sony Cyber-Shot RX1R IIestará disponível em dezembro de 2015, com um preço aproximado de €3500.
Mais informação | Sony RX1R II