Pplware

Bio-baterias Sony – Papéis antigos podem gerar energia

Na Feira Eco Products 2011 em Tóquio os engenheiros da Sony demonstraram a sua mais recente inovação em bio-baterias – uma bateria que gera electricidade utilizando cartão e papel. Os engenheiros demonstraram que ao utilizar papel como combustível podem gerar energia suficiente para pôr uma ventoinha a funcionar.

Todos os anos na Europa são gastos cerca de 660 milhões de euros na compra de postais de Natal, o que gera à volta de 58 milhões de toneladas de lixo todos os anos. Esta inovação gera um mundo de possibilidades para reutilização deste papel gerando benefícios.

Algo tão simples como reutilizar os postais que recebemos este Natal como fonte de energia, pode gerar energia suficiente para alimentar um pequeno ventilador. O processo ainda é embrionário, mas pretende vir a ser uma solução ecológica inteligente, para este e outros tantos exemplos de desperdício.

“No futuro seremos capazes de gerar electricidade utilizando derivados de glucose extraídos dos cartões velhos, jornais antigos, revistas e outros tipos de papel. Este processo utiliza a enzima celulase para decompor os materiais em açúcar (glicose), e se continuarmos a investigar poderemos criar uma solução sustentável de energia”, refere Yuichi Tokita, Senior Researcher Bio Material Research Gp Advanced Materials Laboratories, da Sony.

Anteriormente, com um processo semelhante, a Sony já tinha conseguido pôr um Walkman a funcionar utilizando glucose de um sumo de fruta como combustível. No entanto esta mais recente inovação de bio-bateria utiliza a celulase que decompõe a celulose do interior do papel em açúcar (glicose). Os electrões e iões de hidrogénio, que a bateria utiliza para gerar electricidade, são gerados pela decomposição do açúcar através de várias reacções enzimáticas.


Homepage: Sony – Bio Battery

Exit mobile version