Pplware

Sony descontinua suporte Linux para PS3

Desde que foi lançada em 2006, uma das funcionalidades interessantes na Playstation 3, era a possibilidade de executar outros sistemas operativos, além de aquele que a Sony inclui na sua consola. Embora a Sony não o admitisse era uma funcionalidade especialmente talhada para correr o Linux numa PS3, o que tornava a consola da Sony num verdadeiro canivete suíço.

Apesar da flexibilidade que esta funcionalidade sempre trouxe para a PS3, no próximo mês a Sony irá descontinuar o suporte para outros sistemas operativos, através da introdução do firmware 3.21 cujo o único propósito será remover a entrada de instalar outros SO’s, em todas as consolas anteriores ao modelo “Slim”. Segundo Patrick Seybold SCEA da Sony esta medida deve-se a “preocupações de segurança”, não tendo contudo adiantado mais pormenores sobre este aspecto.

O responsável da Sony refere ainda que ao desactivar esta funcionalidade, irá permitir ter acesso a uma gama variada de títulos e conteúdo de entretenimento num sistema mais seguro. Isto significa que actualização será opcional, mas todos os utilizadores que não o façam, não irão conseguir aceder à rede da Playstation e jogar títulos ou reproduzir conteúdos blueray que necessitem da versão 3.21 ou superior do firmware.

Por esta razão a Sony deixa de mãos atadas muitos utilizadores fiéis à sua plataforma, que terão que proceder ao upgrade. Todos os utilizadores que tenham o Linux instalado depois de receberem a actualização, deverão mover os ficheiros importantes alojados na partição de Linux, já que não terão acesso aos mesmos depois da actualização de firmware.

É no mínimo surpreendente esta posição da Sony, já que na altura em que anunciou a PS3 Slim, que já não tinha esta funcionalidade, assegurou que esta funcionalidade não seria removida dos modelos anteriores em futuras versões de firrmware. Numa altura em que a PS3, mantém uma luta cerrada com a Xbox e a Wii, poderá ter sido uma medida contraproducente, já que esta era uma funcionalidade diferenciadora e bastante atractiva para utilizadores mais avançados e fãs da personalização em consolas.

Talvez estes utilizadores sejam apenas um nicho de mercado pequeno, que a Sony pode ignorar, mas perder utilizadores numa altura de bastante competição neste mercado não será uma decisão precipitada?

Exit mobile version