Pelo quinto ano consecutivo, as TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação – estarão presentes na Festa do Avante! Este espaço, situado no pavilhão central, é desta vez subordinado ao tema “Liberdade e Democracia”. Tendo como premissa que a liberdade e democracia também se defendem no mundo da Internet e dos programas informáticos, a exposição pretende informar um pouco mais o visitante da forma como estes dois temas estão relacionados.
Já a nível de software, os visitantes terão a oportunidade de experimentar o Komunix 5.0, a adaptação do Linux utilizada na Festa e editada todos os anos pelo grupo de trabalho das TIC. Inicialmente baseada no Knoppix, e passando pelo Kurimin, é agora baseada no Ubuntu 8.04. Também será editada, no mesmo DVD, a versão 3.0 do Alter CD, uma compilação de aplicações de software livre para um sistema operativo proprietário – sem dúvida ainda os sistemas mais utilizados, por variadas razões, desde necessidades profissionais, truncada liberdade de escolha ou mesmo opção pessoal.
Paralelamente, e para o visitante não familiarizado com o mundo Linux, decorrerão durante os três dias da Festa várias workshops de demonstração, instalação e utilização de software livre, dinamizadas por voluntários.
Serão também instalados cinco pontos onde será possível jogar o Comunaquizz, um jogo de perguntas e respostas onde poderá testar os seus conhecimentos sobre cinco temas específicos, nomeadamente “Liberdade e Democracia”, “25 de Abril”, “História do PCP”, “História do Movimento Operário Internacional” e “Marxismo-leninismo”. Este jogo foi desenvolvido pela DORL (Organização de Lisboa) em parceria com o grupo de trabalho das TIC’s e será, posteriormente, editado em CD.
As TIC’s não se esgotam no software, nem a importância do software livre se esgota no facto de ter o seu código aberto. Outras questões, que à primeira vista até podem parecer algo abstractas, devem ser abordadas pois determinam o papel progressista, ou não, das tecnologias na sociedade actual: a democratização do acesso à Internet, a abertura dos formatos de documento na administração pública, a soberania que isso implica, uma política de apoio à implementação de soluções livres, seja no meio institucional, educativo, associativo ou empresarial.
Dois debates, um sobre “As TIC e as lutas dos trabalhadores”, outro sobre “Tecnologia, democracia e comunicação social” animarão o espaço a todos os que estiverem dispostos a participar! O horário ainda não saiu, mas logo que sair peço para fazerem um update 😉
E, por este ano, é tudo quanto me cabe dizer! Mas apenas no que toca às TIC’s, pois há muito mais para ver de outras áreas humanas: Música, Ciência, Gastronomia, Literatura… Por agora, resta-me desejar que se divirtam os que participarem.
NOTA: Este artigo foi escrito por Miguel Jeri e disponibilizado ao Peopleware.