causam enormes prejuízos, demonstra a McAfee! 90% dos Downloads de música foram ilegais, afirma estudo realizado pela McAfee. 2005, 243 milhões, é este o número mágico, não do euro-milhões mas fica lá perto, no que se refere à perda de euros das discográficas e das empresas relacionadas com o sector.
De igual forma mágico, é o número de software ilegal instalado nos computadores pessoais, não existe uma estimativa exacta em termos numéricos, mas o estudo da McAfee adianta que 35% eram ilegais, o que representa em perdas monetárias um valor aproximado de 34 mil milhões de dólares, com perdas relacionadas à pirataria de programas informáticos
Ainda não referi o espaço temporal deste estudo, no entanto ele é de veras importante para analisarmos estes números expressivos, só de referir que o mesmo se realizou apenas em Março de 2005, o que é relevante frisar, foi realizado apenas em um mês, desengane-se quem começou a ler a notícia e pensou que o mesmo era uma análise anual. De 2005 para 2007 a McAfee não disponibilizou mais dados que nos mostrem o aumento ou decréscimo deste valor, no entanto não será difícil de imaginar a evolução destas ilicitudes.