De acordo com este estudo a venda de software aplicacional representa cerca de 45% de todo o mercado, seguindo-se o software de infra-estrutura com pouco mais de 30% e por fim o software de desenvolvimento com menos de 25%.
“O crescimento de 12% do volume de negócios dos fornecedores de software em Portugal reflecte que as organizações estão a dirigir os seus investimentos para soluções que possibilitem aumentar a produtividade e competitividade”, disse Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal. “Para manter esta dinâmica, os fornecedores de software devem reforçar a oferta de soluções integradas, simplificadas e devidamente verticalizadas, de modo a disponibilizarem valor acrescentado que permita às empresas atingirem o seu objectivo primordial, que é de aumentarem a sua competitividade com o suporte das Tecnologias de Informação”, acrescentou este responsável.
42% do volume de negócios dos fornecedores concentrado em cinco empresas com liderança destacada da Microsoft
De acordo com este estudo 42% do volume de negócios dos fornecedores de software encontra-se concentrado em cinco empresas, onde se incluem a Microsoft, a SAP, a IBM, a Novabase e a Oracle. Este grupo é liderado pela Microsoft, que continua a manter em 2006 a liderança destacada do mercado de software com uma quota de 19%.
Esta posição de liderança da Microsoft mantém-se também ao nível das vendas quando analisadas por tipo de software (aplicacional; de infra-estrutura e de desenvolvimento). A segunda posição é ocupada pela SAP seguindo-se a IBM, a Novabase e a Oracle.