Pplware

Slides do Google Docs já tem modo offline

A suite de produtividade da Google tem características únicas quando comparadas com a concorrência directa. Consegue dar a todos os utilizadores a mesma experiência de utilização que temos ao usar uma suite instalada na nossa máquina e com acesso a todas as funcionalidades.

Uma das características que mais agrada aos utilizadores é a possibilidade de ser usada no modo offline. Esteve já disponível para todas as suas componentes, mas mudanças realizadas removeram esta funcionalidade que lentamente tem estado a voltar ao Google Docs.

Desta vez, e depois de terem disponibilizado essa funcionalidade para o Docs, é a vez de a trazerem para o Slides, a sua ferramenta de apresentação.

Ao termos disponível a funcionalidade de usar estas ferramentas em modo offline podemos, sem a necessidade de qualquer ligação à Internet, usá-las em todo o seu potencial.

Podemos aceder, editar, adicionar comentários ou notas, de forma simples e em qualquer lugar, independentemente de termos ou não acesso Internet.

A novidade que agora a Google trouxe para o Slides permite que façamos exactamente o mesmo que já fazíamos para o Docs. Editar, alterar, remover conteúdos ou adicionar notas ou comentários podem ser feitos em qualquer lugar, independente da nossa ligação.

Mas o Slides tem ainda a possibilidade de fazermos as apresentações que criamos sem a necessidade de uma simples ligação à Internet. Esta é sem dúvida a sua maior vantagem com esta nova potencialidade.

Claro que todas as alterações que fizerem vão ser sincronizadas com a vossa conta Google, através do Drive, assim que esteja disponível uma ligação à Internet.

Como activar o modo offline

Caso pretendam ter acesso ao modo offline, necessitam em primeiro lugar estar a usar o browser da Google ou o sistema operativo da gigante das pesquisas.

Notem que este processo deve ser repetido em todas as máquinas onde pretendam ter acesso ao modo offline do Google Drive.

No caso do Chrome OS esta funcionalidade vem activa de origem, mas no Chrome necessitam de a activar dentro do Drive.

Comecem por aceder ao Drive da vossa conta Google e procurem no menu da direita pela opção Mais.

Expandam esse menu e será mostrada, entre outras opções, a Google Docs Offline. Devem seleccioná-la para que possam activar o modo offline.

Será então mostrado do lado direito a opção de activar o modo offline. Activem-no e de seguida instalem a extensão que vos vai proporcionar o acesso a estas aplicações em modo offline.

Após este estar activo e com a extensão instalada o Google Drive vai iniciar a sincronização dos documentos com a vossa máquina para que a partir desse momento possam começar a usar essas duas aplicações em modo offline.

O alargamento do modo offline para o Slides vem alargar ainda mais as potencialidades desta suite da Google e dar-nos a possibilidade de em qualquer lugar podermos criar as nossas apresentações, sem a necessidade de uma ligação à Internet, o que nos dá a liberdade de podermos trabalhar em qualquer lugar e de qualquer modo.

Depois do Docs, que beneficiou e muito desta funcionalidade, é a vez do Slides ganhar a liberdade de ser usado sem a prisão da ligação à Internet.

Falta apenas a chegada desta funcionalidade à folha de calculo da Google, mas segundo esta os trabalhos para a sua disponibilização estão já a ser feitos e em breve deve chegar para todos!


Homepage: Google Drive

Exit mobile version