Pplware

Skype com apagão global

Actualizado – 16:37

A tecnologia tem destas coisas, quando menos se espera os problemas acontecem e deixamos de ter acesso aos serviços que mais necessitamos. Foi isso que hoje de manhã aconteceu com a Skype, ao deixar milhares de utilizadores sem conseguir aceder ao seu serviço e os que conseguiam viam-se privados da possibilidade de fazer chamadas.

O problema afecta as plataformas Windows e Mac. As restantes plataformas (iPhone e Android) não apresentam problemas e estão a funcionar de forma plena.

Naturalmente que assim que tiveram conhecimento deste problema, a Skype começou a tratar dele e até agora ainda não conseguiu apresentar uma causa para ele. Anunciou no entanto uma forma de contornar este problema para os diferentes sistemas operativos afectados.

Se estão com problemas em aceder ao Skype ou em fazer chamadas telefónicas por este serviço, eis a solução que devem aplicar. Escolham o sistema operativo que usam e sigam de forma criteriosa as instruções. Estas instruções são retiradas directamente do blogue da Skype, sendo por isso de completa confiança.

Windows Vista e Windows 7

  1. Feche o Skype.
    1. Carregue com o botão direito do rato em cima do ícone do Skype que deverá estar Área de Notificação.
    2. Escolha a opção Fechar (Quit).
  2. Garanta que tem a opção “Visualiza ficheiros e pastas escondidas” está activa.
    1. Clique em Start, escreva run e pressione Enter.
    2. Escreva control folders e clique em OK.
    3. Escolha o separador View tab e garanta que essa opção está activa.
  3. Localizar o ficheiro shared.xml.
    1. Clique em Start, escreva run e pressione Enter.
    2. Escreva %appdata%\skype e clique OK.
    3. Apague o ficheiro shared.xml.
  4. Reinicie o Skype. o ficheiro shared.xml será recriado.

Windows XP

  1. Feche o Skype.
    1. Carregue com o botão direito do rato em cima do ícone do Skype que deverá estar Área de Notificação.
    2. Escolha a opção Fechar (Quit).
  2. Garanta que tem a opção “Visualiza ficheiros e pastas escondidas” está activa.
    1. Clique em Start, escreva run e pressione Enter.
    2. Escreva control folders e clique em OK.
    3. Escolha o separador View tab e garanta que essa opção está activa.
  3. Localizar o ficheiro shared.xml.
    1. Clique em Start, escreva run e pressione Enter.
    2. Escreva %appdata%\skype e clique OK.
    3. Apague o ficheiro shared.xml.
  4. Reinicie o Skype. o ficheiro shared.xml será recriado.

Mac OS X

  1. Feche o Skype.
  2. Aceda à pasta ~/Library/Application Support/Skype/
  3. Apague o ficheiro shared.xml (será recriado assim que inicie novamente o Skype, não existe qualquer problema).
  4. Inicie o Skype.

Linux

  1. Acedam à pasta :   /home/YourLinuxUserName/.Skype
  2. Apaguem o ficheiro shared.xml.
  3. Reiniciem o Skype.

A informação disponível sobre se este problema indica que este está a afectar todas as versões do Skype para os sistemas operativos de PC e Mac, deixando de fora as plataformas móveis, iPhone e Andriod.

O problema está a ser acompanhado pela Skype e em breve vão surgir novidades e o reestabelecimento do serviço.

Actualização

Passou a estar também disponível a solução para este problema em Linux


Homepage: Skype

Exit mobile version