Pplware

Site Freeport.pt foi atacado… entre outros

Todos os dias somos brindados pelos media com vários casos de corrupção e “atentados” à lei. Um dos casos mais mediáticos que sucedeu em Portugal foi o caso Freeport onde a mais mediática figura pública lá envolvida era o ex-Primeiro-Ministro José Sócrates e que chegou a contar pelo menos com 7 arguidos.

Hoje, o grupo LulzSecPortugal esteve em actividade e “hackeou”, à data de escrita deste artigo, 5 sites. O que faz acusações mais relevantes é o site Freeport.pt.

No site Freeport.pt encontram-se duas imagens, uma delas a culpar José Sócrates, e a citação de uma notícia onde refere que o ex-Primeiro-Ministro deveria ter sido arguido no referido caso pois existiam indícios suficientes para o fazer.

“Júlio Castro Caldas, o magistrado relator do processo disciplinar instaurado pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aos procuradores que investigaram o Caso Freeport, considera que havia indícios suficientes para José Sócrates e Pedro Silva Pereira terem sido constituídos arguidos. No despacho de arquivamento, a que o i teve acesso, o ex-ministro da Defesa de António Guterres, e colega de governo de Sócrates, sustenta ter havido uma “violação do princípio de igualdade processual, e debilidade instrutória”, graças à existência de “indícios de suspeição suficientemente fortes que permitiam a inquirição dos governantes com o estatuto de arguidos”. “Não se mantém um cidadão sob suspeita sem que seja constituído arguido, para que se possa defender”, disse ao i o magistrado, discordando também da “orientação dada ao inquérito”. “Deixou-se para o fim a inquirição de um cidadão que estava sob suspeita, mesmo que esse cidadão fosse o primeiro-ministro.” Júlio Castro Caldas considera ainda que, “havendo fundamentos para um juízo de suspeição, deveriam ter sido tomadas todas as precauções para se fazer a inquirição”. “Se fosse para arquivar mais tarde, justificava-se essa decisão. Caso contrário partia-se para uma acusação”, afirmou o magistrado, considerando assim “inútil” a inclusão no despacho de arquivamento das perguntas que nunca foram feitas a José Sócrates e a Pedro Silva Pereira. “Votei vencido. Mas não fiquei convencido.” “

O grupo LulzSecPortugal sugere que deve ser feita justiça e que Sócrates deve pagar pelo que, alegadamente, fez.

No Twitter do grupo são ainda referidos outros sites que foram alvo de ataque. São eles crie.min-edu.pt (já reposto), psdlisboa.net, jsd.pt/index.php (não disponível) e pgdlisboa.pt (não disponível).

Os site freeport.pt (ver screenshot) e psdlisboa.pt (ver screenshot) encontram-se neste momento (7/11/2011 2h45) disponíveis e apresentam a página colocada pelo grupo LulzSecPortugal, nomeadamente pelos hackers gr0un, c0ldc0d3r e sl0bw.

Qual a sua opinião acerca deste tipo de ataque? Servirá de alguma coisa?

LulzSecPortugal @ Twitter

Exit mobile version