Nos dias que correm, a notícia do dia tem sido os sucessivos downgrades do ranking, que serve de referência para os mercados, de Portugal e das suas instituições para o nível de junk (lixo) pela agência Moody’s.
Esta medida inesperada e incompreensível, dados os esforços actuais, está a indignar os portugueses e o resto da união europeia. Passou pouco tempo desde o downgrade da Moody’s e os hackers já estão a explorar as vulnerabilidades do seu site.
http://tinyurl.com/moodyportugal
Na mensagem introduzida pelos hackers no site da Moody’s por injecção de HTML pelo URL, é dito que a agência de rating está a trabalhar para os interesses do dólar e dos seus investidores.
Há ainda a referência à fraca segurança do site da agência a que os hackers atribuem a notação “Z--
“, com algum humor. Isto já para não falar da inclusão do nosso primeiro Rei, D. Afonso Henriques, como o representante dos cidadãos portugueses, classificando negativamente o site e prometendo punir a agência com a sua “grande” espada.
Nas redes socias a revolta também é grande e já existem inúmeros grupos no Facebook que defendem esta causa:
- Fuck You Fitch. Fuck You Moody’s. Fuck You Standard & Poor’s.
- Moody’s ratings stink. moody’s ratings are junk
- Let’s downgrade Moody’s and all the other rating agencies to “junk”
No Youtube encontramos também vídeos de revolta:
E o leitor, o que pensa da actual situação financeira e o impacto que as agências de rating representam no actual panorama?