Um novo serviço de localização por GPS, com o nome MagicTracking, foi desenvolvido pela spin-off MAGICKEY do Instituto Politécnico da Guarda.
Na base deste novo desenvolvimento esteve, segundo os criadores, a necessidade de encontrar uma alternativa tecnológica aos sistemas já existentes no mercado, que tivesse como principal vantagem a conjugação de serviços de qualidade com preços reduzidos para os seus utilizadores. Deu-se particular atenção às necessidades de localização de pessoas com doenças neurológicas que facilmente se podem perder, como é o caso de portadores de Alzheimer, mas também às suas dificuldades económicas.
Existindo vários pacotes de preços para diferentes tipos de serviços, destaca-se que as mensalidades do serviço vão desde os 50 cêntimos a que correspondem 6€ anuais, estando nesta mensalidade já incluídos os custos de manutenção do cartão GSM do equipamento. Se a manutenção do cartão GSM for feita pelo cliente não há qualquer mensalidade para o serviço.
Do ponto de vista do equipamento este sistema poderá usar diferentes modelos de vocalizadores GPS que se adaptem melhor às necessidades dos utilizadores, como por exemplo um GPS em formato de relógio de pulso, ou um GPS para colocar em viaturas automóveis, ou ainda um pequeno dispositivo localizador que poderá ser colocado numa mochila.
A autonomia destes dispositivos ronda as 48 horas.
É também possível a utilização de um equipamento com Android e GPS, já que foi desenvolvida uma aplicação para esta plataforma que permite transmitir as suas coordenadas para o servidor do MagicTracking.
Ao nível do software a interface para o utilizador é bastante simples e intuitiva, sendo acessível a partir de qualquer ponto com acesso à internet via web browser. Depois de efectuada a autenticação do utilizador, é apresentada uma página inicial onde se mostram os equipamentos associados a esse utilizador. Para além das configurações é possível solicitar uma localização para qualquer um desses dispositivos. Feito o pedido pelo utilizador, o servidor WEB solicita, através de uma mensagem de SMS enviada ao dispositivo em causa, a sua localização. Este dispositivo responde ao servidor WEB com uma nova mensagem SMS onde são transmitidas as coordenadas do seu posicionamento. Ao receber esta mensagem o servidor actualiza a página web do utilizador mostrando a sua localização mais recente no Google Maps, como se mostra na imagem seguinte.
É possível consultar o histórico de todas as localizações feitas por esse dispositivo, sendo apresentada uma interface com todos esses pontos georreferenciados e com a respetiva informação temporal.
Ao nível das configurações, entre outras coisas, este sistema permite definir uma área de alerta, facilmente configurada graficamente, como se mostra na imagem seguinte, fazendo com que se o dispositivo sair para fora dessa área seja enviada uma mensagem SMS de alerta para um número previamente configurado.
Em resumo, não sendo nada de novo do ponto de vista tecnológico, este sistema tem potencialidades que permitem a pessoas de menores recursos económicos utilizar esta tecnologia de geo-localização em tempo real e assim aumentar a segurança de pessoas, bens e animais que lhes sejam mais próximos.