Pplware

Sistema anti-drone no Santuário de Fátima? Sim, é verdade!

Os drones são equipamentos bastante usados para captura de imagens e vídeo. Em cenários como o Santuário de Fátima certamente que se deverá conseguir-se boas capturas (ainda mais nesta altura de maio), mas há uma questão… o Santuário é considerado uma área no-fly zone.


Em 2024 apenas detetados 2 drones no Santuário de Fátima

Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), as infrações com drones na peregrinação de maio ao Santuário de Fátima “baixaram substancialmente” face a 2023. Tal foi possível graças a um sistema anti-drone.

Em declarações à Lusa, o comandante do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da GNR, tenente-coronel Pedro Nogueira, referiu que…

Notamos que do ano passado para este ano, a larga maioria das pessoas já é conhecedora de que não pode [fazer] voar [drones], portanto, o número de situações de infração reduziu-se substancialmente, o que para nós é relevante e é muito satisfatório

De relembrar que em  2023, a GNR registou 20 voos de drones não autorizados e identificou cinco pilotos. Este ano foram apenas detetados dois e um foi intercetado.

Segundo Pedro Nogueira…

Isto é uma área considerada no-fly zone[área de exclusão aérea], não podem equipamentos de drone voar além daqueles autorizados, da comunicação social e, sobretudo, das forças de segurança e da Proteção civil

Estes são identificados e monitorizados pelo equipamento anti-drone da GNR, enquanto os restantes “são detetados, é identificado o equipamento, a localização do drone a localização do piloto” precisou.

Exit mobile version