Pplware

Sismo de magnitude de 5,3 sentido esta madrugada em Portugal

Android Google sismo terramoto Portugal

Na madrugada desta segunda-feira, dia 26 de agosto, foi registada a ocorrência de um sismo de magnitude estimada de 5,3. Para já não há muitas mais informações, mas as várias plataformas, como o Google, já emitiram aos utilizadores os alertas necessários a ter nestas situações.


Foi por volta das 5h11 desta madrugada que se fez sentir um sismo que, segundo dados do IPMA, teve uma magnitude de 5,3 na escala de Richter. O terramoto foi sentido em Gibraltar, Marrocos, Portugal e Espanha, sendo que Lisboa se encontra a 84 km de distância do epicentro. Segundo os especialistas citados pela imprensa, o sismo teve origem no mar, mas não há risco de tsunami.

A Proteção Civil não tem registos de vítimas nem danos de maior.

Muitas pessoas acorreram às suas redes sociais para dar conta do sucedido, o que permitiu verificar que muitos utilizadores sentiram a terra a tremer em diversas localidades do nosso país, de norte a sul.

Vários utilizadores deixaram também registos em vídeo dos efeitos deste mesmo sismo nas suas residências.

A tecnologia também já começou a dar o seu contributo. O Google, por exemplo, enviou prontamente alertas para que as pessoas estejam conscientes dos riscos e quais os comportamentos a adotar nestas mesmas situações.

De entre essas informações, constam alertas como “calce os sapatos”, “verifique o gás” e “evite edifícios danificados”.

A página do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) também foi acedida imediatamente por várias pessoas, levando até a alguma dificuldade em abrir a página nos momentos seguintes à ocorrência.

Na secção de sismologia do IPMA, podemos também ter acesso a várias informações e gráficos sobre este terramoto.

[Artigo atualizado às 8h00]

Exit mobile version