Pplware

Sismo de magnitude 6 abala sul do País

Caros,

Não tenho por habito escrever sobre estes temas, mas parece-me importante o suficiente para merecer um post! Ainda mais por ter sentido na pele o treme-treme.

Estava eu descansadinho a iniciar o dia de trabalho. Ia inclusive iniciar mais um post no Pplware (se é que isso se pode chamar trabalho! Tomara eu não ter de fazer mais nada) quando começa a secretária a tremer. Não bebi café ainda, deve ser síndroma de abstinência, pensei eu! Mas a coisa não parava e lá me apercebi do que era. Mais um sismo, e pelo que a coisa tremia não era dos pequenos.

Calma, pedi eu para a colega da sala que de olhos cheio de pavor começava a dizer “Sentes Pedro?”. E como poderia eu não sentir…

E como somos portugueses lá fomos todos para o corredor dizer as piadas do costume:

Felizmente a coisa ficou-se por ai.

Report para a Guarda, pois não gosto que, por ficarem longe dos centros de decisão, percam informação util.

Chamada da praxe para a minha Maria, pois é o que mais me interessa é saber do seu bem estar. E é aqui que começa a segunda parte da coisa!! Rede GSM inacessível! Felizmente, e entre duas chamadas do Sr Silva lá consigo falar com a Maria. Tudo óptimo, mal sentiu. Mais descansado!!

É nesta altura que inicio a minha busca incansável por mais informação na net para vos alimentar!! Depois de tentar sem sucesso aceder a 3 sites desisto e vim escrever este post!

Pelo que consegui achar (nos sites que ainda respondem) a coisa até nem foi pacifica:

Vários pontos da área metropolitana de Lisboa, bem como outros do sul do país, foram afectados esta manhã, pelas 10h35, por um sismo, segundo revela o Instituto de Meteorologia.

De acordo com informações avançadas pela SIC Notícias, o sismo atingiu os 6,0 na escala de Richter com epicentro a 160 quilómetros do Cabo S. Vicente. A Protecção Civil não registou quaisquer danos até ao momento.”(in www.sapo.pt).

Este post irá sendo actualizado à medida que for arranjando mais informações.

Pedro Simões

PS- Desculpem o ligeirismo com que a situação foi tratada, mas temos de relaxar e, se possível rir um pouco (pelo menos sorrir).

As noticias seguem dentro de momentos.

UPDATE (12:01)

Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o sismo teve uma intensidade de 6,1 graus na escala de Mercali, e ter-se-á desencadeado 188 quilómetros a Sudoeste de Lagos e 160 quilómetros a Sudoeste do Cabo de São Vicente, no Banco de Gorringe, uma região sísmica ao largo de Portugal.

Não há registo, até ao momento, de qualquer dano ou vítima do abalo, que foi sentido na cidade de Lisboa.

O SOL recebeu testemunhos de todo o país, incluindo Évora, Beja, Elvas, Setúbal, Almanda, Mafra, Matosinhos, Maia, Santarém, Tábua, Marco de Canaveses, Guimarães, Grândola, Sintra, Salvaterra de Magos, Reguengos de Monsaraz, Gondomar e Vila do Conde, entre outras localidades.

A maior parte dos leitores sentiram o sismo no local do trabalho, e dão conta de secretárias e computadores a tremer, enquanto que alguns testemunhos do Algarve falam do chão «a ondular».” (in sol.sapo.pt)

Pedro Simões

UPDATE (12:17)

O epicentro do treme-treme (obrigado ao Sergio pelo link)

E mais uma imagem

Pedro Simões

UPDATE (12:30)

Segundo o jornal espanhol “El Pais” este sismo foi “El más fuerte en diez años

“Un terremoto de magnitud 6.3 en la escala de Ritcher se ha registrado pasadas las 11.30 horas con epicentro en el sureste de Cabo San Vicente, al sur de Portugal. De momento, no se ha informado de víctimas o daños materiales en el país vecino. Sus efectos se han sentido en varios puntos de España, en concreto Sevilla, Málaga, Cádiz, Huelva y Madrid, según informa un portavoz del Instituto Geográfico Nacional (IGN). El Servicio de Coordinación de Emergencias 112 asegura por su parte que se ha notado “en casi toda Andalucía” y la Comunidad de Madrid. En Sevilla y Madrid capital, cientos de personas han desalojado, a iniciativa propia, numerosas sedes oficiales e inmuebles de oficinas…”

Leiam o resto no site do El Pais

Pedro Simões

UPDATE (14:55)

Num dos comentários (mais precisamente no do dc) foi pedido que fossem indicadas algumas medidas a serem aplicadas em caso de sismo.

A fonte é o Instituto de Meteorologia. Elas aqui seguem:

Na verdade espero que nunca tenhamos de as aplicar. Mas a informação, por ser muito útil, fica aqui!

Pedro Simões

UPDATE Final, espero eu (16:01)

Parece que coisa foi mesmo pior no Algarve, a fazer lembrar o famoso dia da onda gigante:

Várias pessoas saíram hoje para a rua em pânico, em várias cidades do Algarve, devido ao sismo com epicentro a 160 quilómetros da costa sudoeste da região, mas também houve quem não notasse o abalo. Pelo menos uma escola foi evacuada, a escola secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, onde os alunos cumpriram as normas de segurança, escondendo-se debaixo das mesas e depois saíram do estabelecimento de ensino, disse à Lusa uma docente.Em várias outras escolas, os alunos saíram das salas de aula, disseram à Lusa fontes locais.O tremor de terra de 5,8 graus na escala de Richter, que se registou às 10:36, foi mais sentido na zona oeste (barlavento), mais próximo do epicentro, nomeadamente em Sagres, Lagos e Portimão.. ” (in Jornal de Notícias).

Pedro Simões

Exit mobile version