Decerto muitos de nós estamos habituados a ver, e até mesmo a utilizar, os serviços que encurtam os links.
São serviços que cada vez mais se utilizam, são simples, úteis e já existe um número significativo de sites que disponibilizam esses serviços. Exemplos são o TinyURL e o Goo.gl.
Recentemente a startup alemã WatchMouse, quis descobrir quais a taxas de sucesso a níveis de performance e disponibilidade desses serviços. Para isso, verificou a performance dos 14 diferentes serviços mais populares em todo o mundo.
Surpreendentemente, os resultados obtidos pela pesquisa, demonstraram que o desempenho destes serviços de encurtamento de links, não é assim tão bom. Aliás, os serviços aumentam, de forma significativa, o tempo de carregamento das páginas.
O gráfico abaixo demonstra que, são vários os serviços que demoram mais do dobro a abrir uma página.
Desta forma, o serviço da Google sai a ganhar a nível de performance, com o Goo.gl, tal como o Youtu.be, apesar de se despender 1/3 de tempo para aceder a uma página.
No fim da lista, fica o serviço do Facebook, FB.me, que é, de longe, o serviço mais lento, demorando quase, em média, 2 segundos a mais, para ser carregado.
Os sites foram verificados pela própria WatchMouse a cada 5 minutos, pelas estações de monitorização implementadas em todo o mundo, para estes resultados serem obtidos.
Para cada site, foi calculado apenas o tempo de redireccionamento, e não o tempo de carregamento da página.
Relativamente à disponibilidade, o gráfico seguinte mostra bem quais os melhores serviços nesse campo.
Mais uma vez o Google é dos melhores, juntamente com o serviço do Twitter. Já com pior disponibilidade, destacam-se o snurl.com, com 98% de tempo, o tr.im, com 98.7%, e, mais uma vez, o serviço do Facebook com 99.5%.