Hoje em dia há que ter em conta vários fenómenos na vida de um informático. Falo principalmente da sua ferramenta de trabalho, a mais valiosa!
Muitos de vós estão já a pensar no desenho de uma página em PHP, scrits em AJAX… não nada disso, estou a falar dos OLHOS, sim a vossa/nossa principal ferramenta!
Tradicionalmente não prestamos muita atenção a esta parte do corpo; lavamos os dentes, pomos cremes, gel/laca no cabelo etc. E nos olhos? Simplesmente damos uma breve lavagem.
Bom precisamos deles todos os dias, trabalham quase involuntariamente, não precisamos de grande esforço para os pôr a mexer, mas… eles também precisam de mimos e cuidados:
– Interromper o trabalho a cada 1 ou 2 h. para desviar o olhar do ecrã – Nos intervalos é importante focar algo a mais de 2 ou 3 mt de distância – Ter um hobbie que não seja através do PC – Quando já está cansado Não Esfregar os Olhos, levante-se da cadeira e faça outras tarefas
Outros conselhos muito importantes: – Boa alimentação rica em vitaminas e minerais – Uso de óculos (sempre que necessário) para “vista cansada” ou graduados mas sempre Anti-Reflexo – Boa postura na cadeira (não é só bom para a coluna) – Ajustar a posição do monitor em relação à janela devido à claridade ou falta dela – Ajustar a posição em relação à lâmpada de tecto. As luzes não devem reflectir-se na superfície do monitor – A distância entre o monitor e os olhos deve ser de 50 cm a 90 cm – Ao olhar para o monitor, o utilizador deve manter o olhar um pouco para baixo – Claridade e contraste – A claridade e o contraste do ecrã deve ser ajustado de maneira que os caracteres representados no monitor possam ser lidos com nitidez
Além do exame aos olhos, o seu oftalmologista poderá diagnosticar se o desconforto que sofre na utilização do computador é devido ao simples cansaço visual (que não traz outros problemas agregados), ou se outras doenças estão presentes.
Kit Básico: Óculos Anti-Reflexo Colírio com indicação médica (existe mais do que 1 tipo) Anti-Oxidantes Oculares
Curiosidades: Óculos Perfurados – o objectivo é aumentar o exercício de focagem, permite aos olhos descansarem após o exercício e melhora de facto a capacidade visual atenuando também o cansaço. Podem ser utilizados para trabalhar no PC, ver TV, ler; mas nunca em movimento como andar ou conduzir. Inicialmente só vemos furinhos e logo de seguida passamos a ler e muito bem, deixando de ver os furinhos (é mesmo verdade, fizemos a experiência!).
Com a colaboração da Irina Silva – Homeopata do site www.sounatural.com