Hoje vai ser lançado o HYLAS 1, um satélite projectado especificamente para acabar com os “buracos negros” de cobertura de banda larga no Reino Unido e na Europa.
O satélite da Avanti Communications será lançado amanhã às 18h39 a partir da Guiana Francesa e permitirá acabar com as assimetrias regionais em termos de acesso de banda larga em diversos países, entre os quais Portugal.
O projecto que permitirá reduzir significativamente o “fosso digital” e aumentar a igualdade de acesso representa um investimento de mil milhões de libras, o lançamento é um marco fundamental para a empresa britânica Avanti Communications e para o seu CEO, David Williams.
A AVANTI demorou três anos a desenvolver o HYLAS 1, o satélite fornecerá um serviço de banda larga bidireccional com velocidades até 8Mbps. Projectado especificamente para alocar quantidades variáveis de potência e largura de banda para regiões específicas, utiliza para o efeito a Ka Band, a mais recente e fiável tecnologia de banda larga via satélite.
Após a activação, o HYLAS será capaz de oferecer banda larga rápida, confiável e de custo eficaz para qualquer cliente comercial ou residencial, na sua ampla cobertura.
A oferta de banda larga fora dos grandes centros urbanos continua a ser um problema em toda a Europa, a Avanti espera desta forma contribuir para o problema da oferta de banda larga regional. via Press Release
Se pretenderem seguir em directo o lançamento do Ariane 5 ECA, que transportará o HYLAS 1, podem fazê-lo através deste link. O lançamento está agendado para as 18:24. Reservem o vosso lugar na fila da frente.
Actualização (26/11/2010 – 17h)
- O HYLAS 1 vai ser lançado Sexta-Feira, 26 de Novembro 2010, às 18h39 a partir da Guiana francesa. O satélite foi construído pela EADS Astrium e será lançado no foguetão Ariane 5;
- O satélite irá usar a tecnologia KA-Band;
- O custo total do satélite é de 120 milhões libras e foi financiado por investidores, bem como pela Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial do Reino Unido.
- O custo de adesão para os consumidores de banda larga via satélite entre 2Mbs e 10Mbs, terá início a partir de 25 euros por mês.
- Os países que terão acesso a este serviço de banda larga serão: Reino Unido, Irlanda, Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Alemanha, Áustria, Suíça, Polónia, República Checa, Hungria, Macedónia, Roménia, Sérvia, Eslovénia, Eslováquia, Albânia, Bulgária, Montenegro, Kosovo, Bósnia Croácia e França.