Pplware

Samsung promove o Ensino com Internet em África…

Através da implementação de Escola que funciona a Energia Solar!

Por vezes parece que nos esquecemos que há, pelo mundo fora, muita carência e países onde desconhecem o que é um computador, um smartphone, um tablet e até mesmo a Internet. É um mundo de dois mundos: Um extremamente desenvolvido e evoluído, e outro cada vez a regredir mais no que diz respeito à necessidade humana.

Mas felizmente ainda existem entidades e organizações que são sensíveis a esta problemática, e fazem acções altruístas para minimizar essas necessidades.

É o caso da Samsung, que recentemente abriu uma escola em África, o Solar Powered Internet School,  um contentor móvel com cerca de 12 metros, que serve de unidade educacional, funciona a energia solar e está preparada para suportar diferentes condições climáticas, podendo funcionar mesmo em dias sem sol.

Esta é uma acção de louvar, quer da Samsung, quer de todas as empresas que levam para os mais necessitados toda aa ajuda, ou a ajuda possível necessária.

O projecto da Samsung foi então levar para a África do Sul uma escola móvel, movida a energia solar. A escola designa-se Solar Powered Internet School, já tem o seu protótipo a funcionar na sede da cidade Boksburg, na África.

Segundo a própria Samsung, a escola é a primeira do Mundo a levar tecnologia de ponta para as salas de aula e a ser totalmente autosuficiente, uma vez que apenas necessita de energia solar.

KK Park, CEO da Samsung Electronics Africa explica e adianta que “a nossa ideia era criar um ambiente que pudesse facilitar o aprendiz de todas as comunidades remotas que não têm acesso às ferramentas de educação ou ligação à internet”.

A Solar Powered Internet School é então um modelo ideal para zonas e áreas remotas e rurais que não possuam acesso à energia. Foi construida dentro de um contentor, comum àqueles que temos nas escolas portuguesas, com aproximadamente 12 metros de comprimento. O contentor é móvel e pode ser tranportado por camiões para qualquer outra área da país. A escola foi pensada e desenvolvida para aguentar todas as adversidades climáticas, a sala está equipada com painéis solares que são capazes de alimentar os equipamentos da escola por 9 horas por dia e, em situações extremas, um dia e meio, sem a luz do sol.

Park ainda refere que “o total de energia gerada diariamente por estas escolas, pode torná-las escolas comuns na parte da manhã, um centro de educação para adultos na parte da tarde e, aos fins de semana, um centro comunitário.”

A Solar Powered Internet School tem capacidade para até 21 alunos, e está equipada com um quadro interactivo de 50 polegadas, uma variedade de notebooks, netbooks e tablets da Samsung. A sala de aula ainda possui ar condicionado, ligação Wi-Fi, e 3G. [via]

Este é, sem dúvida um passo muito importante para o desenvolvimento e promoção de países mais carenciados. ´

Que outros projectos seriam pertinentes para que países como Angola, Africa do Sul, Somália tenham também um acesso facilitado às tecnologias?

Exit mobile version