Este não foi um ano particularmente fácil para a Samsung. Apesar do sucesso com o lançamento de alguns dos seus modelos, a verdade é que as vendas dos Galaxy S5 ficaram aquém do esperado, assistiu-se a um lançamento exacerbado de smartphones, 56 mais precisamente.
A entrada de novos actores no mercado dos smartphones ditou, sem qualquer dúvida, a queda de vendas da Samsung. Agora, num dos maiores centros comerciais da Europa, a sul-coreana vê-se obrigada a fechar uma das suas lojas de venda de smartphones de gama alta.
As Samsung Experience Stores são as lojas que a empresa criou para mostrar tudo o que tem e produz de melhor, algo muito ao estilo as lojas da Apple. Contudo, o sucesso vislumbrado para este tipo de lojas não está a cumprir com as expectativas.
Não restam dúvidas que o império da Samsung se está a desmoronar aos poucos, e que uma nova fase da empresa se está a aproximar, com mudanças nos cargos de topo ou na estratégia de lançamento de novos produtos.
Mas as evidências vão-se agravando quando assistimos ao encerramento de uma das lojas europeias mais bem localizada, num dos maiores centros comerciais da Europa, o Westfield Stratford City.
O encerramento da loja é justificado pela quebra nas vendas dos smartphones da marca na Europa, que tem vindo a ser inundada de oferta de topo a preços mais atractivos.
And it's all over for the flagship #Samsung Experienced store in @westfieldstrat #signofthetimes pic.twitter.com/P03eNivsab
— Najeeb Khan (@najeebster) 23 dezembro 2014
Uma imagem partilhada no Twitter revela a “desconstrução” da loja, numa publicação feita durante a noite de ontem, e ao ligar para a linha de apoio ao cliente da loja é transmitida uma mensagem automática que refere que a loja “fechou para sempre”.
Fonte: The Verge