A Samsung é o maior fornecedor no mercado dos ecrãs OLED. Esta tecnologia está cada vez mais popular e a entrada destes ecrãs no iPhone X levou a um crescente interesse em termos transversais no segmento dos dispositivos móveis. Contudo, não existe só a Samsung neste mercado, a concorrência aumentou com outros fabricantes a apostar na qualidade e capacidade de servir empresas com um grande número de vendas.
Para combater o que hoje oferece a concorrência, a gigante de tecnologia sul-coreana está já a reagir e anunciou o desenvolvimento de um novo painel de smartphone OLED “inquebrável”.
Samsung poderá revolucionar o mercado dos ecrãs
Os smartphones Samsung há anos que trazem dos melhores ecrãs no segmento mas não são os únicos, outras empresas, como a LG Displays estão cada vez mais fortes quer na capacidade de fabrico quer mesmo na qualidade do produto oferecido ao mercado.
A Samsung apresentou um novo produto, um painel que pode ser usado para tudo, de smartphones a “dispositivos militares”, pode suportar quedas repetidas e temperaturas extremas.
Conforme podemos ler no comunicado apresentado há poucas horas, a Samsung Display anunciou o desenvolvimento de um ecrã inquebrável para smartphones. Este produto já foi certificado pelas várias entidades que gerem os vários termos e condições dos produtos.
A Samsung referiu que, além deste ecrã ser usado em smartphones, espera-se que a aplicação da tecnologia em vários outros produtos eletrónico, entre eles as consolas, ecrãs nos automóveis, dispositivos militares móveis, consolas portáteis e tablet PCs para e-learning.
Este novo ecrã foi desenvolvido para ser um painel OLED flexível com um substrato inquebrável. Os produtos de exibição flexível da geração atual anexam uma primeira camada de vidro que cobre o ecrã, é esta camada que geralmente se parte e danifica severamente o ecrã.
A camada de plástico fortificada é especialmente adequada para dispositivos eletrónicos portáteis não apenas por causa das suas características inquebráveis, mas também pela sua leveza, transmissividade e dureza, que são muito semelhantes ao vidro.
Disse Hojung Kim, responsável de comunicação da Samsung Display.
De acordo com a UL, o ecrã inquebrável desenvolvido pela Samsung Display passou no rigoroso teste de durabilidade em tempo real baseado nos padrões militares estabelecidos pelo Departamento de Defesa dos EUA. Após um teste de queda administrado a 1,2 metros acima do solo 26 vezes seguidas e acompanhamento de testes de temperatura altos (71 graus) e baixos (-32 graus), o painel inquebrável da Samsung continuou a funcionar normalmente sem danos na frente, lados ou bordas.
Mesmo num teste de queda subsequente de 1.8M – significativamente maior que o padrão militar dos EUA – o painel inquebrável da Samsung operou normalmente sem sinais de danos.
Este pode ser um passo necessário para acabar com o problema dos ecrãs partidos que são dos maiores danos infringidos aos smartphones e não só.