Hoje regressei ao mundo dos eventos em representação do PPLWARE.com. Que saudades que já tinha! Localizada num dos imensos edifícios do Lagoas Park, a Samsung acolheu apenas 4 jornalistas numa apresentação mais recatada e informal, com o objectivo de apresentar a nova aposta da empresa para 2012 no mercado das SMART TVs.
O modelo de TV mostrado e testado foi o ES8000, uma TV gigantesta, disponível entre 40 a 75 polegadas, com uma espessura mínima, e sem qualquer moldura negra à volta da imagem. Com o seu ecrã LED a 1080p, é como olhar para o mundo real. A vivacidade das cores, a definição, o contraste, o brilho, é algo que não se consegue explicar.
Câmara e microfone incorporados
A ES8000 tem uma câmara de 5MP e um microfone incorporados, que permitem interagir com a TV tanto por gestos (como no Microsoft Kinect) como por voz. Para ligar a TV ou abrir o menu principal basta dizer “Hi TV!” ou “Olá TV!”, sendo a restante navegação feita proferindo algumas palavras-chave escritas no ecrã.
A câmara também possibilita conversar pelo Skype, que está instalado na TV. Com a voz é possível pesquisar no browser (funcionalidade Speech-to-Text) e gravar programas de televisão. Para esta última funcionalidade também é possível utilizar uma aplicação que estará brevemente disponível para os dispositivos Samsung que possuam Android. Engraçado como o “bada”, sistema operativo proprietário da empresa, foi completamente esquecido!
A câmara possibilita outras funcionalidades como vigilância do espaço em volta, transformando-a numa espécie de câmara de vigilância, por exemplo para vigiar as crianças enquanto se está temporariamente fora de casa. É também possível centralizar a autenticação do utilizador nos serviços web disponibilizados (redes sociais, Skype, etc.) utilizando o reconhecimento facial.
A navegação na interface pode ser feita de 5 formas diferentes, entre as quais usando gestos (para a câmara), usando a voz, com o comando normal da TV, com o joystick atrás do chassis da TV e ainda utilizando o chamado “Touch Remote”.
O Touch Remote é um comando de TV simplificado, quase sem botões e com uma superfície “touchpad” muito discreta que permite controlar um ponteiro de rato no ecrã. A navegação com no navegador de Internet usando este sistema é um pouco difícil, sendo sempre preferível usar um rato e teclado. O Touch Remote tem também um microfone incorporado para quando se está distante da TV ou há muito ruído em volta, e se pretende comandar a TV por voz.
Uma das grandes melhorias face à versão anterior da SMART TV da Samsung é o seu processador Dual-Core. Além de ser bem mais rápido, possibilita multi-tarefa. Por exemplo, podemos fazer diversos downloads de apps em simultâneo enquanto gravamos um programa e navegamos na web.
Familiy Story – aloje conteúdos na cloud
A Samsung dá agora a possibilidade de partilhar conteúdos na cloud, oferecendo 5GB de alojamento grátis para partilhar conteúdo multimédia entre amigos e família. A partilha não está limitada a SMART TVs, é alargada a todos os dispositivos da marca, mediante a instalação de uma app a disponibilizar. É claro que partilha de conteúdos usando DLNA continua a ser possível.
Fitness – exercite-se
A ES8000 também traz consigo uma aplicação de exercício que reproduz vídeos de fitness numa metade do ecrã enquanto a outra metade espelha a nossa performance. A câmara não tem qualquer funcionalidade de reconhecimento do esqueleto humano, tal como o Kinect. Esta aplicação suporta até 10 perfis de exercício e permite a definição de objectivos e a monitorização de resultados.
Kids – para os mais novos
Diversos conteúdos para crianças são disponibilizados gratuitamente, destacando-se o Sticker Book, um caderno de autocolantes que os miúdos poderão completar mediante o cumprimento de desafios por parte dos pais, motivando-os assim para atingir os seus objectivos. Há também um mecanismo de controlo parental que permite aos pais limitar os conteúdos a visualizar e ainda recomendar determinados programas aos miúdos.
Qualidade de imagem
A qualidade é soberba, dá vontade de agarrar no conteúdo do ecrã porque tudo parece tão real. A SMART TV deste ano usa um processamento de imagem em 3 passos, ao contrário do único passo do ano passado. Isto permite ganhos significativos a nível do contraste, luminosidade, gamma e redução de ruído.
Outra funcionalidade é o Digital Noise Removal. Esta técnica é aplicada a conteúdos web, como por exemplo os vídeos do Youtube, e aplica uma série de passos que permite remover o ruído de vídeos com pouca qualidade. E funciona mesmo.
Imagem 3D e conversão 2D para 3D
Esta televisão suporta a reprodução de conteúdos em 3D (activo), mediante a utilização de uns óculos especiais que contêm uma pequena bateria. São bastante confortáveis. Todas as definições do 3D podem ser ajustadas, como a profundidade, por exemplo. O processador da TV também é capaz de processar uma imagem em 2D, distinguir fundos diferentes e assim simular um 3D bastante razoável.
Capacidade de upgrade
Outra grande novidade desta SMART TV é a capacidade de upgrade. Durante 5 anos, em cada ano será lançado um “Evolution Kit”, uma placa que é possível conectar à TV substituindo assim o processador, memória e afins. Não se falou em preços, mas não deixa de ser uma proposta de aplaudir.
Consumo energético
Em standby a ES8000 consome menos de 0.5 watt, enquanto que ligada consome cerca de 74 watt.
Desvantagens
Apenas a interface básica da SMART TV está disponível em Portguês, pelo que o resto só mesmo em inglês. A interacção gestual é, por vezes, feita com alguma dificuldade e alguns menus aparecem algum tempo depois de terem sido abertos. Segundo José Corte-Real, Engenheiro da Samsung, a versão que nos foi mostrada não é ainda a final, pelo que se esperam muitas correcções.
Preço e disponibilidade
Espera-se que esta SMART TV seja lançada no mercado português no início de Abril, com um preço que se situará entre os 1.600€ e os 2.000€.