Esta é a promessa da IntelClinic, a startup vencedora da competição do Le Web Paris 2013.
A competição de startups do Le Web é já uma referência entre investidores e startups europeus. Dois exemplos de startups vencedoras, das quais poderão ter já ouvido falar, são a Qunb, excelente plataforma de “storytelling data” e o Blippar, conhecida aplicação de realidade aumentada.
O vencedor foi já mencionado e não poderíamos deixar de destacar as 3 startups que chegaram às finais:
Flinja (3º lugar)
Flinja, ou “freelancer ninja”, é uma plataforma desenhada a pensar nos estudantes e recém-licenciado com dificuldade em arranjar um emprego, especialmente devido à situação económica actual. No Flinja, o utilizador tem a oportunidade de ganhar competências e experiência. Como funciona na prática? Acabei o meu curso de tradução, coloco um anúncio no Flinja. Qualquer pessoa que vá a Lisboa e necessite de um tradutor poderá contactar-me através da plataforma. A pretensão desta empresa é ser o “uber para o trabalho”.
Social Safe (2º lugar)
Social Safe é um “organizador de informação dos social media”. Através da plataforma, que poderão usar gratuitamente, sincronizam as diversas redes sociais nas quais têm perfil. A plataforma guardará toda a informação que já partilharam nas mesmas (desde informação pública e partilhada, a mensagem privadas). Para além disso, permite-lhes pesquisar e até analisar conteúdo. Por exemplo, poderão aceder ao dia 2 de fevereiro de 2010 e ver todo o conteúdo que partilharam naquele dia nas redes sociais. Podem também pesquisar por “pplware” e irá dar-vos como resultado todo o conteúdo que partilharam ou trocaram que contesse com essa palavra. Conseguem ainda ver quantas interacções tiveram com determinado amigo, quantos followers perderam num dado dia no twitter, entre outros.
Testem!
Intelclinic (vencedor)
Esta startup dedica-se “ao sono”, e o produto (vencedor) que apresentaram nesta competição é o NeuroOn, uma máscara para dormir que analisa as ondas cerebrais e permite (re)conhecer o padrão de sono. A partir dessas informações a qualidade do sono poderá ser melhorada e até mudada, neste caso de sono monofásico para polifásico. O sono polifásico (onde se dorme várias vezes ao longo do dia) é a forma mais eficaz que existe para que se dormir menos horas sem ter nenhuma consequência.
Um produto surpreendente que promete revolucionar a vida de muitas pessoas.
Para além destas startups, na lista dos 16 seleccionados, dos quais foram apurados estes 3 finalistas, estavam empresas como:
Uma aplicação que tem como ambição a partilha de conteúdo, em formato vídeo de 12 segundos, em tempo real, entre os seus utilizadores. Tomemos o exemplo, temo que esteja muita gente na praia da Ericeira e estou na dúvida se deverei ir. Ao utilizar o peekintoo vou lançar a pergunta à rede (de forma anónima) “Como está a praia X?”. Poderei depois aceder aos últimos vídeos partilhados nas últimas 2horas e terei a resposta de outros utilizadores, em tempo real e através de formato vídeo.
Uma particularidade desta plataforma, e da qual o seu fundador se orgulha, é o facto de ser tudo feito de forma anónima.
Através desta plataforma, que disponibiliza templates gratuitos, os utilizadores poderão dar um toque de design ao texto que escrevem e partilham online. As opções de designs são ainda poucas.
Com o Info.gram nunca foi tão fácil fazer e partilhar infográficos. Com templates visualmente atraentes, com várias opções para se tratar informação, esta é a plataforma mais completa que está no mercado para construção rápida de infográficos.
Este é o primeiro tradutor simultâneo de chamadas de voz e vídeo do Skype e outros serviços voIP. Neste momento tem já 29 línguas disponíveis.
Podem ter acesso às informações das 16 empresas finalistas, aqui: http://paris.leweb.co/programme/startup-competition