Pplware

Sai Gnome, entre o Unity no Ubuntu 11.04

Unity virá como desktop environment (ambiente de janelas) por omissão no Ubuntu 11.04 para netbooks e Desktops

Ao estilo de uma keynote da Apple, Mark Shuttleworth levantou o véu no evento Ubuntu Developer Summit, e anunciou que a partir da versão 11.04 Natty Narwhal (inclusivé), o desktop environment deixará der ser o Gnome e passará a ser o Unity.

Segundo Mark Shuttleworth, existem vários motivos para que o Gnome saía  (por omissão) do projecto Ubuntu e destaca as constantes recusas por parte da equipa responsável pelo projecto Gnome, relativamente a propostas da Canonical.

Como exemplo dessa “teimosia” e recusa de proposta da Canonical, Mark Shuttleworth destaca por exemplo o posicionamento dos botões da janela localizados agora do lado esquerdo). Durante a sua intervenção, Mark Shuttleworth refere ainda que a Canonical está dedicada em transformar o Unity num gestor de janelas de eleição, no entanto o o GNOME continuará a ser usado como framework.

Por outro lado relembramos que o o Unity, desktop environment que substituirá o Gnome, foi severamente criticado por muitos utilizadores a partir da versão UNE 10.10, que o consideraram um “produto mal acabado”, com baixa performance e com falhas a nível de personalização.

A interface Unity é actualmente usada no Ubuntu Netbook 10.10, que como o nome indica, é direccionado para os netbooks. Para quem não conhece o Unity, deixamos aqui um pequeno vídeo demonstrativo.

Sendo o Gnome considerado um excelente gestor de janelas, que garante desempenho e usabilidade a qualquer utilizador, não será esta uma escolha muito arriscada por parte da Canonical?

Exit mobile version