O Android é uma parte muito importante da Google e é também uma das principais fontes de rendimento desta empresa. Este valor sempre foi escondido do público e da concorrência, mas agora acabou por ser revelado, de forma não intencional.
O valor é elevado e mostra que o sistema operativo mais usado é importante para a Google. Afinal, quanto é que a Google já ganhou com o Android?
Sempre que a Google apresenta os seus resultados financeiros o grau de detalhe é propositadamente reduzido, escondendo quais as principais fontes de rendimento da empresa.
Este é um valor que a Google sempre procurou esconder por entender que caso fosse tornado público poderia ter um impacto negativo no seu negócio.
Mas durante uma sessão do processo que decorre em tribunal entre a Google e a Oracle, um dos advogados da empresa que criou o Java apresentou um valor que estará próximo de ser o real.
O valor apresentado aponta para que a Google tenha encaixado com o Android 31 mil milhões de dólares de receitas e 22 mil milhões de dólares de lucros.
Como chegaram os advogados da Oracle a este valor?
O valor que foi apresentado foi usado para calcular o valor da indemnização que a Oracle quer que a Google lhe pague por usar o Java no desenvolvimento do Android.
Com acesso a documentos confidenciais, os advogados concluíram que o Android rendeu 31 mil milhões de dólares de receitas e 22 mil milhões de dólares de lucros.
Claro que a Google reagiu de imediato e procurou remover essa informação das actas da sessão, procurando garantir que esta informação não seria tornada pública.
Com base nos valores obtidos a Oracle está a exigir o pagamento de mil milhões de dólares à Google, como forma de compensar a utilização do Java sem que tivesse sido pago.
Como se compara este valor face à concorrência?
Caso este valor seja real, a Google está muito longe do que a sua concorrência directa está a ganhar. Segundo os valores apresentados pela Apple, apenas no último trimestre de 2015 a marca de Cupertino conseguiu 32,2 mil milhões de dólares de receitas.
É certo que são cenários diferentes e com retornos também diferentes, mas mostram bem da diferença entre estes dois ecossistemas e as receitas e os lucros que garantem.