Os primeiros processadores começaram a aparecer nos anos 60 nos supercomputadores da altura, as primeiras versões para servidores começaram a aparecer no início da década de 90, com a arquitectura RISC. Durante a década de 90 fabricantes como HAL Computer Systems, Sun Microsystems, IBM e Hewlett Packard desenvolveram arquitecturas de 64-bit para os seus servidores.
Em 1996, no ramo dos jogos, foram lançados os micro-processadores de 64-bits estando contidos nas Nintendo 64 e nas Playstation 2. Só no final de 2003 é que os processadores de 64-bits começaram a aparecer no mercado dos computadores pessoais, pela “mão” da AMD com nome de código Opteron e Athlon 64. Graças à IBM a Apple lançou nos Mac’s os processadores PowerPC 970, os G5.
Actualmente a Playstation 3 tem um processador de 64-bits feito pela Sony Computer Entertainment, Toshiba e IBM (STI).
Os processadores de 64-bits têm capacidade de guardar 64-bits de informação sendo estes, registos, endereços, ou dados.
Estes processadores têm como principais vantagens, o aumento da performance do computador, aumento da memória RAM suportada pelo sistema e suporte de aplicações de 64-bits e 32-bits.
Mas nem tudo são rosas, pois para usufruir totalmente destes processadores é necessário alterar o sistema operativo, drivers e as aplicações para versões de 64-bits.
Sistemas Operativos que suportam 64-bits:
- Windows XP / Vista / 7 64-bits
- Linux 64-bits
- Mac OS X 10.6 (Snow Leopard)
- Solaris 64-bits
Algumas aplicações que suportam 64-bits:
- Java ( http://java.sun.com/ )
- Firefox ( Versão NÃO oficial ) ( http://wiki.mozilla-x86-64.com/Main_Page )
- Thunderbird (Versão NÃO oficial ) ( http://wiki.mozilla-x86-64.com/Main_Page)
- K-Lite Codec Pack 64-bit (http://www.codecguide.com/klcp_64bit.htm)
- InfraRecorder x64 (http://infrarecorder.org/)
- GIMP (http://sourceforge.net/projects/gimp-win/)
- TeamSpeak (http://www.teamspeak.com/?page=home)
- Putty (https://splunk.net:444/page/putty_64bit)
- Wireshark (http://www.wireshark.org/)
- PDF-XChange Viewer (http://www.docu-track.com/home/prod_user/PDF-XChange_Tools/pdfx_viewer)
- Microsoft Office 2010 (http://www.microsoft.com/malaysia/office/2010/)
- VirtualBox (http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads)
- Comodo Internet Security (http://personalfirewall.comodo.com/free-download.html)
- Avast! (http://www.avast.com/free-antivirus-download)
Drivers para 64-bits, procurar nas páginas dos fabricantes.
Conclusão: Valerá a pena optar por um SO de 64-bit?
A minha resposta é: depende! A meu ver só compensa alterar o sistema operativo se o computador em questão tiver 4GB ou mais de memória RAM, e se todo o software usado no computador tiver suporte para 64-bits. Numa situação dessas, nada há a perder (a não ser que queiramos correr código de 16-bit) e temos a certeza que por muito recente que seja uma aplicação, o computador irá corrê-la com o máximo de desempenho. Devo também dizer que um SO de 64-bit é mais pesado (não é mais lento, pelo contrário) em termos de recursos de memória do que um de 32-bit. Por isso, quem tem apenas só 2GB de RAM, não é conveniente usar um SO de 64-bit (pelo menos o Windows Vista ou 7).
Na altura do aparecimento do Windows Vista um dos maiores inconvenientes era a falta de controladores que suportassem sistemas de 64-bit. Com o tempo esse problema foi-se atenuando e agora, tanto no Vista como no 7, apenas uma pequena parte de dispositivos / periféricos mais antigos ficaram sem suporte… Portanto, nesse aspecto aspecto, esta já não é um argumento que invalide a migração para um SO de 64-bit.
Para os que gostam mais de jogar e se preocupam com esse pormenor, é claro que tudo depende do jogo em questão, se foi feito ou não com a possibilidade de correr em 64-bits.
O futuro será, obviamente, aumentar “a parada” no que diz respeito a bits e certamente daqui a uns anos tudo será feito para 64-bit e então aí vamos ponderar se valerá a pena ou não comprar processadores de 128-bit ou se devemos manter o “velhinho” 64-bit.
Obrigado Vitor e Hugo Cura pela ajuda.