Os smartphones Nexus são equipamentos elegantes e com uma excelente qualidade, mas na verdade não são equipamentos Google, são máquinas que têm orientação da Google, uma “ROM limpa” Android mas são fabricados conforme as políticas das empresas que os produzem.
Segundo alguns rumores, a Google quer voltar a ter uma palavra no que toca ao fabrico de um smartphone em todas as suas vertentes e essa é uma ideia que está a seduzir o mercado.
Este rumor começou a ser mais “audível” neste passado fim-de-semana e foi promovido pelos responsáveis do The Telegraph. Segundo o que está a ser veiculado, o Google terá fabricação própria do telefone antes do fim do ano. Este é sem dúvida um assunto muito melindroso, mas não podemos deixar de considerar como muito interessante e que causa um efeito muito positivo ao mercado.
Mas o que estará a ser criado?
A informação é muito vaga e as certezas não são nenhumas, contudo, o que foi referido é que está ser criado um smartphone especial e que o projecto estará já a levar a Google a negociar com as operadoras para disponibilizarem espaço nos seus catálogos de oferta para este smartphone.
Esta não é a primeira vez que a Google quer dar o passo para a criação dos seus próprios gadgets, tendo inclusive já lançado alguns no passado. Há ainda a ideia lançada na I/O deste ano que mostrou a plataforma de realidade virtual Daydream, que vai criar as regras para o futuro do desenvolvimento de equipamentos e conteúdos associados à realidade virtual.
A partir da informação disponibilizada pela fonte em causa, consideramos que a Google irá criar um smartphone com o seu próprio design, a sua própria política promocional, será a empresa a ter o controlo total do processo de fabrico, do desenvolvimento do software e da sua optimização. Se pensarmos que a Google tem no seu portefólio o Pixel C, sabemos que não será por falta de capacidades para a criação de um produto de primeira linha sem ter necessidade de recorrer aos seus aliados.
A questão é se haverá ainda espaço para a Google no mercado Android.