Pplware

RTP lança aplicação para Smart TV da Samsung

A RTP, Rádio Televisão de Portugal, apresentou hoje, em parceria com a Samsung, a sua primeira aplicação para a plataforma SMART TV. Esta aplicação pretende disponibilizar conteúdos, ligados principalmente à informação, de uma forma diferente à que é habitual vermos nos televisores.


Estamos numa altura em que quase tudo no mundo tecnológico está em mudança. É a internet, são as redes sociais, os smartphones, os tablets, tudo o que envolva tecnologia está em constante desenvolvimento, e a televisão não é excepção.

Foi para acompanhar esta evolução que a RTP desenvolveu e apresentou hoje uma aplicação para plataforma SMART TV da Samsung.

Para quem não conhece, o SMART TV trata-se de uma plataforma que traz para a televisão os conteúdos que normalmente são acedidos apenas através do uso de um computador. O SMART TV é a evolução da televisão como a conhecemos, ou como conhecíamos até à bem pouco tempo atrás.

Com esta tecnologia é possível termos a nossa televisão ligada à rede doméstica e à internet, permitindo o acesso ao mais variado conteúdo, estando este num qualquer dispositivo ligado à rede, ou mesmo na internet. Desta forma, tudo pode ser acedido no conforto do sofá, na televisão da sala, por exemplo, e utilizando apenas o comando da TV, ou mesmo um smartphone, para controlar e navegar no SMART TV.

Além de permitir o acesso à internet e acesso aos conteúdos nos nossos dispositivos em casa, o SMART TV permite ainda a instalação de diversas aplicações, como Facebook, Twitter, Youtube, ampliando assim a utilidade desta plataforma.

A RTP, com a sua aplicação desenvolvida em parceria com a Samsung, dá assim um importante passo, ao disponibilizar conteúdos locais, de Portugal, em Português, num novo formato, adaptado a estas novas tecnologias.

Com esta aplicação o consumidor deixa de estar dependente do alinhamento e da forma sequencial como o broadcaster normalmente disponibiliza os programas televisivos, e pode ver as notícias que quiser, à hora que quiser e na sequência que bem entender.


Esta primeira aplicação da RTP está virada fundamentalmente para a informação e conteúdos noticiosos, e está dividida em duas áreas principais: notícias e programas. Na área das notícias podem ser encontradas as 15 últimas notícias gerais e notícias de desporto, sempre devidamente acompanhadas de um vídeo e uma breve descrição. Na área dos programas, podem ser vistas as 5 últimas edições de cada programa, e estão já disponíveis o Jornal da Tarde, Telejornal e Câmara Clara.

Já nas próxima eleições está previsto um “Especial Eleições”, disponibilizando as notícias, os debates e as entrevistas para que possa ver ou rever as principais intervenções de todos os candidatos. O consumidor não estará limitado a uma hora específica para ver todas as informações que lhe interessam (como por exemplo o telejornal às 20h ou 21h), mas poderá consultar resumos de toda a informação, seleccionando o que mais lhe interessa, qualquer que seja a hora a que chegue a casa, ou qualquer que seja a hora em que pretende consultar essas notícias.

A arquitectura implementada no desenvolvimento do widget encontra-se dividida em duas áreas distintas. Por um lado a aplicação, que é transferida e carregada pelo browser instalado na televisão, e por outro o processamento e estruturação dos dados servidos pela RTP. A comunicação destes dados é possível recorrendo a pedidos feitos de uma forma assíncrona por parte do browser e é feita no formato XML. Os vídeos são servidos usando o protocolo HTTP, no formato MP4, com um bitrate de 705 Kb/s e com uma resolução de 352×288 px.

No futuro irão ser lançadas novas aplicações com conteúdos para o público português, e haverá uma constante actualização e desenvolvimento destas aplicações.

Exit mobile version