Já imaginou como será ter gigabit na rede de comunicação sem fios em sua casa? Imagine por exemplo partilhar um DVD através de uma rede com ritmos de transmissão na ordem do gigabit…será mais rápido que estalar os dedos!
Considerada por muitos como uma tecnologia de recurso quando não existe infraestrutura cablada, a verdade é que este tipo de redes têm ganho nos últimos anos uma posição de destaque no mundo tecnológico. Características como a mobilidade, escalabilidade, segurança e velocidades de transmissão são hoje um trunfo desta tecnologia.
Tendo em conta as exigentes necessidades de muitos serviços no acesso à informação, a Netgear adiantou-se e lançou já o primeiro Router Wifi a Gigabit.
As redes sem fios (redes wireless ou simplesmente rede wifi) fazem hoje parte da vida dos utilizadores. Este tipo de redes estão hoje presentes nas nossas casas, empresa, centros comerciais…etc, permitindo aceder à rede (ex. Internet) de uma forma cómoda e sem a necessidade de termos um cabo ligado ao dispositivo.
O Router Wifi Netgear R6300, anunciado pela Netgear no passado dia 26 de Abril, oferece suporte para a “nova” geração de dispositivos Wi-fi, com suporte para comunicações a Gigabit. Basicamente com um dispositivo deste tipo, a velocidade é até 3x mais rápido quando comparado com outros dispositivos que apenas usam 802.11n e além disso há informações que será 6x mais eficiente em termos de consumo energético.
Na prática, este equipamento permitirá por exemplo streaming HD numa rede doméstica, sem latência sendo que a velocidade de transferência pode chegar (teoricamente) aos 1300 Mbps (cerca de 13x mais rápido que uma ligação por cabo) na frequência do 5 Ghz ou (teoricamente) a 450 Mbps na frequência dos 2,4 Ghz
.
Sobre as redes Wi-Fi Gigabit
- Taxas elevadas na transferência de dados – O standard 802.11ac permite taxas na ordem dos 3.6 Gbps em redes domésticas. No entanto, inicialmente os chips apenas suportarão 1.3 Gbps. De referir que as redes Wi-Fi actuais (baseadas na norma 802.11n), permitem taxas de transmissão (teóricas) na ordem dos 600 Mbps.
- “Capacidade” para transmissão de vídeo – Este standard usa a banda dos 5 Ghz ao contrário do 802.11 b/g que usa o 2.4 Ghz. Na banda dos 5 Ghz existem mais canais para transmissão de dados e além disso, nesta banda operam muitos menos dispositivos o que diminui a probabilidade de interferências.
- Melhorias na confiabilidade, alcance e cobertura – 5G WiFi permitirá “acabar” como os “ponto mortos” em casas e apartamentos já que garante uma melhor cobertura e alcance a nível de sinal. Através de técnicas de beam-forming e outras inovações, existirá uma melhor penetração de sinal em determinados materiais de construção.
- Melhor eficiência energética – Como as taxas de transmissão são mais elevadas, o tempo de transferência de informação é menor o que permite aumentar o tempo de vida útil de uma bateria.
Com a adopção do standard 802.11ac por parte dos fabricantes, o futuro prevê-se cheio de novidades neste segmento. Para quem pretender saber mais das rede 5G Wifi, aconselhamos a darem uma vista de olhos no site 5gwifi.org.