Pplware

Roubados mil milhões de endereços de e-mail

O crime compensa! Pelo menos no cibercrime os roubos de dados privados rendem milhões e por essa razão vemos cada vez mais organizações dedicadas a este tipo de crime.

Dois homens vietnamitas foram acusados de roubar cerca de mil milhões de endereços de correio electrónico e ainda outras informações confidenciais sobre os seus utilizadores, acto que o Departamento de Justiça dos EUA acredita ser a maior violação de dados da história do país… e que lhes rendeu milhões de dólares!

E este é o mais recente caso que está a ser julgado nos Estados Unidos da América e que dá conta que este ataque esteve activo por cerca de 3 anos, desde Fevereiro de 2009 até Junho de 2012, o resultado foram milhares de informações pessoais roubadas, utilizadas posteriormente no envio de mensagens de correio electrónico de spam, conseguindo com isso angariar em vendas cerca de 2 milhões de dólares.

Estes ataques foram conduzidos por dois homens vietnamitas, conforme relata a Reuters, Quoc Nguyen e por Giang Hoang Vu. Vu, foi preso pelas autoridades holandesas em 2012, tendo-se declarado culpado no passado dia 5 de Fevereiro, no Tribunal Distrital do Distrito da Geórgia, estando a aguardar a sua sentença, que está marcada para 21 de Abril. Quanto a Nguyen, continua ainda foragido.

Para todo este processo, estes dois homens contaram ainda com a ajuda de um cidadão canadiano, David-Manuel Santos da Silva, empresário e co-proprietário da empresa 21 Celsius, sendo uma peça fundamental para a receita e para a lavagem de rendimentos.

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Exit mobile version