Pplware

RIM poderá vender o negócio dos smartphones

O mercado dos smartphones está ao rubro e os líderes não querem perder a preponderância, traçando políticas agressivas para defender as suas posições. Este novo cenário tem feito algumas baixas, primeiro nas empresas mais pequenas e agora está a atingir as de maior volume. Recentemente ouvimos a Nokia anunciar um despedimento de 10 mil funcionários nas suas divisões espalhadas pelo mundo e agora é a RIM que está prestes a apresentar profundas alteração.

O jornal Sunday Times reportou ontem que a RIM está a considerar a hipotese de separar a sua divisão de smartphones da rede de mensagens, fazendo assim duas empresas distintas. Esta divisão seria para colocar à venda a empresas detentora do hardware BlackBerry.

O jornal inglês não cita qualquer fonte neste artigo, mas refere que o Facebook e a Amazon são ambos “potenciais compradores”. Como parte deste plano de alienação de uma das mais prestigiadas marcas no mercado a RIM poderia continuar o seu lucrativo negócio de mensagens e dados na rede BackBerry (incluindo BBM, BIS e BES), podendo licenciar estes serviços a terceiros, como defendeu o ex-co-CEO Jim Balsillie antes da sua saída da empresa.

Alternativamente a RIM poderá também vender a divisão de serviços de rede. A empresa localizada em Waterloo tem trabalhado com as empresas RBC e JP Morgan desde o início deste ano com vista a preparar uma estratégia de mercado. Neste assunto o The Sunday Times refere que nessa análise a hipótese já aflorada e que a estratégia seria dividir e vender a divisão da BlackBerry a uma grande empresa, como à Microsoft por exemplo.

O CEO da RIM, Thorsten Heins, apressou-se a comentar a notícia dizendo que a empresa não quer ser comprada e que nesta altura está a explorar “as oportunidades para alavancar a plataforma BlackBerry através de parcerias, oportunidades de licenciamento e alternativas do modelo de negócios estratégicos.”

 RIM CEO Thorsten Heins has stood fast to his comments over the past months that the company doesn’t want to be bought out, and that it is exploring “opportunities to leverage the BlackBerry platform through partnerships, licensing opportunities and strategic business model alternatives.”

Segundo o jornal britânico, os planos finais da RIM deverão ser conhecidos ainda este Verão – o que seria bem antes do lançamento do BlackBerry 10. Não ficou claro onde, nesta conjuntura, se colocaria o lançamento do novo sistema operativo, pois espera-se que este seja um forte impulso na marca.

A marca canadiana tem passado por momentos conturbados, as acções têm desvalorizado, os valores de receita caíram para níveis de prejuízo e o futuro dentro do segmento dos smartphones não está de todo com um futuro risonho, o que deixa esta empresa com muitos pontos de interrogação face ao futuro próximo. [via]

Será que a BlackBerry conseguirá sobreviver à forte concorrência do Android e iOS?

 

Exit mobile version