Se existe um projecto que é bastante controverso na comunidade Linux é o Mono. Este projecto tem como objectivo desenvolver uma implementação 100% software livre do .NET Framework da Microsoft. Muitas distribuições de Linux já a usam mas o guru do Software Livre não vê com bons olhos a adopção da tecnologia
A polémica foi lançada recentemente depois do projecto Debian anunciar a decisão de em futuras versões ir incluir como dependência as bibliotecas do projecto Mono.
As bibliotecas referidas irão permitir que numa qualquer instalação nativa de Debian haja suporte para correr aplicações que tenham sido desenvolvidas com a linguagem de programação C# .
O mentor da organização de software livre GNU Richard Stallman, não se mostra muito entusiasmado com a deliberação do projecto Debian. Segundo o mesmo esta decisão:
“Conduz a comunidade numa direcção arriscada. É perigoso depender do C#, por isso temos que desencorajar o seu uso. O problema não é único e exclusivo ao Mono, qualquer implementação de C# iria levantar a mesma questão. O grande perigo é que a Microsoft esteja a planear algum dia, forçar todas as implementações livres de C# a usarem patentes de software”
O ex investigador do MIT, vai mais longe e afirma mesmo que:
“Isto é um problema sério e que apenas os insensatos poderiam ignorar esta questão até ao dia em que seja levantada. O problema não está nas implementações da tecnologia C# mas sim em aplicações como o Tomboy, que fazem uso da mesma.”
Mais à frente no seu comunicado afirma ainda que:
“A solução para este problema passa por desencorajar a programação em C# e por preterir aplicações que usem essa tecnologia em detrimento de outras aplicações que usem outras tecnologias, isto quando for necessário fazer uma escolha de quais as aplicações que devem ser incluídas numa distribuição de GNU/Linux.”
Confesso que apesar de tudo, sou grande adepto da linguagem C# mas este é um ponto válido. E se algum dia a Microsoft decide desencadear uma guerra de patentes contra o software livre, será que isto irá causar danos elevados ao Linux?
Ou será tudo isto uma teoria da conspiração e o Mono é um projecto demasiado importante para a migração de programadores windows para Linux? FSF