Pplware

Rescaldo da Época Desportiva 2010/11!

Não, não pensem que o Pplware vai entrar no misterioso e conturbado domínio dos blogues e sites desportivos. Nada disso. Trata-se simplesmente dos resultados dum estudo feito e divulgado recentemente pela Lewis PR sobre a época desportiva que agora terminou e que culminou na consagração do FC Porto como Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e vencedor da Liga Europa, e com o Benfica como vencedor da Taça da Liga.

Antes de avançar permitam-me dar os sinceros PARABÉNS, não só a estas duas equipas como também ao Sporting de Braga pela grande campanha que fez na Liga Europa.

Agora quanto ao nosso assunto, foi então revelado o resultado dum estudo que revela que as equipas portuguesas de futebol ainda têm um longo caminho a percorrer na exploração das potencialidades Web e das redes sociais.

A agência LEWIS PR, desenvolveu um estudo sobre o estado da arte da comunicação online e nas redes sociais dos 32 clubes de futebol que militam nas duas mais importantes ligas do futebol português (Liga Zon Sagres e Liga Orangina).

Deste trabalho desenvolvido é de salientar que o clube que se destacou pela maior e melhor actividade de comunicação online foi o Sport Lisboa e Benfica, logo seguido pelo Sporting Clube de Portugal e pelo Futebol Clube do Porto, sendo mesmo este último o clube com maior número de seguidores no Twittter.

Desta análise realizada, a Lewis PR salienta a situação de comunicação online que a maioria dos clubes ainda mantém ser escassa e genérica na segmentação dos seus públicos, faltando áreas de informação relevante (ex.: áreas reservadas à imprensa) e áreas que potenciem uma maior interacção com os visitantes. Ainda desta análise compreende-se que a estratégia de desenvolvimento de processos de comércio electrónico e de bilheteira online é muito baixa.

O interesse neste estudo prendia-se com a necessidade de entender como está o sector desportivo está a nível de comunicação.” Refere Fernando Batista, Head Office da LEWIS PR Lisboa. “Foi um trabalho intenso e muito interessante visto os dados revelados numa primeira fase, mostrarem muito caminho que pode vir a ser explorado para o desenvolvimento das marcas. O Futebol tem um sex appeal único no mercado português e é importante que os clubes não só entendam isso, como também tenham ferramentas e soluções que lhes permitam desenvolver a sua actividade de marketing e comunicação para aumentar o valor das suas marcas”.

Sobre as redes sociais denota-se uma forte apetência para a adopção destas novas plataformas de comunicação, porém sem terem estratégias muito bem delineadas, perdendo assim excelentes oportunidades de criação de experiências de relevo para os fans e seguidores dos clubes, que procuram sempre mostrar com muito fervor a sua paixão clubística.

Alguns dados interessantes do Estudo

Fica a questão para os leitores:

“Que outros tipos de eventos/iniciativas poderiam os clubes portugueses encetar ou envolverem-se, nestes novos meios de comunicação, de forma a cimentar as suas posições?”

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