Quem não se lembra de Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft e “pai” do Windows. Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft e além de ser uma das pessoas mais ricas do mundo é conhecido por se dedicar a projectos filantrópicos (que visam ajudar o ser humano).
Um dos últimos desafios lançados por Gates à comunidade tem como objectivo Reinventar o Preservativo, tornando-o “menos desagradável” e a recompensa é muito aliciante…cerca de 1 milhão de dólares.
O nome de Bill Gates não está apenas associado ao mundo tecnológico. Gates faz parte de vários projectos filantrópicos e muito do seu tempo actualmente é também dedicado à fundação Bill & Melinda.
Desta vez o desafio da fundação de Bill Gates é alertar a comunidade/empresas para criar uma nova geração de preservativos com premissa de reduzir as actuais limitações e para que estes tenham uma melhor aceitação nos países mais afectados pelo VIH (vírus da imunodeficiência humana).
Sabe-se que o segmento do I+D está já a trabalhar no desafio e que além das cores e sabores há quem já esteja inclusive a trabalhar num novo design, com novos e mais resistentes materiais e que de certa forma aumentam o prazer sexual. Actualmente estima-se que o preservativo é usado por cerca de 750 milhões de pessoas em todo o mundo. Já na semana passada, a fundação Bill & Melinda lançou o desafio, oferecendo um prémio para quem revolucionar o conceito de vaso sanitário (vulgarmente chamado de sanita). Os interessados em participar em desafio podem aceder ao site Grand Challenges in Global Health