Pplware

Reforma: qual o valor do “cheque extra” do suplemento extraordinário?

A pensão de reforma, oficialmente designada por pensão de velhice, é um valor pago todos os meses para substituir as remunerações do trabalho. Este ano haverá o pagamento de um suplemento extraordinário. Saiba quanto irá receber.


As condições exigidas para ter acesso à pensão de velhice e o valor a receber dependem do sistema de proteção social para o qual descontou, dos descontos que fez e da idade com que se reforma. Se tiver de se reformar por incapacidade para o trabalho, pode ter direito a uma pensão de invalidez.

Suplemento extraordinário para 2,4 milhões de pensionistas 

Cerca de 2,4 milhões de pensionistas vão receber um suplemente extraordinário. Os reformados e pensionistas com pensões mais baixas, ou seja, até 509,26 euros, valor do indexante dos apoios sociais (IAS), vão receber, em outubro, 200 euros (são cerca de 1,4 milhões). Os reformados e pensionistas que recebem entre um e dois IAS (ou seja, até 1.018,82 euros) recebem 150 euros. Para quem recebe três IAS (1.527,78 euros), irá receber 100 euros.

O Indexante dos Apoios Sociais (IAS) é um indicador crucial para a determinação dos valores de várias prestações sociais, como o subsídio de desemprego, o abono de família e outras pensões.

Segundo o referido, a atribuição deste suplemento extraordinário está relacionada com o bom desempenho da receita fiscal que será confirmada na execução orçamental de julho com divulgação prevista para o penúltimo dia deste mês.

De referir que o suplemento extraordinário da pensão vai pagar IRS (uma taxa autónoma de retenção na fonte de forma a não agravar o escalão de IRS do pensionista).

Exit mobile version