Um SO para os amantes da música
O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.
Tradicionalmente os sistemas operativos para o Raspberry Pi tendem a tirar o melhor partido na área do vídeo.Para os amantes da musica, hoje damos a conhecer o RAspyFI.
Como referido, o RAspyFI, o seu Raspberry Pi transforma-se num autêntico servidor de áudio. Depois de instado no PI, o utilizador basta que aceda a http://raspyfi/ e aí poderá, através de uma interface muito intuitiva, procurar, reproduzir e criar playlists.
Mas quais as novidades desta plataforma?
Uma das funcionalidades que se destaca nesta plataforma é o suporte, out of the Box, para Airplay podendo assim ter outros dispositivos como fonte audio. Esta distribuição suporta um vasto numero de USB Dacs (Digital-to-Analog Converters) externos e reprodução assíncrona, podendo assim usar outros amplificadores e DACs, em vez do onboard do Pi.
Outras das funcionalidades interessantes é o suporte para o WebRadio, podendo assim ouvir um conjunto de radios já configuradas. Além disso, esta distribuição tem suporte para AAC e ALAC e mais um conjunto de optimizações.
Resumo de funcionalidades
- Suporte para a maioria dos DACs
- Suporte para o protocolo SAMBA, para obter musica armazenada em NAS
- Suporte para sistema de ficheiros FAT32 e NTFS
- Suporte para MP3, WAV, FLAC, AAC, ALAC
- Interface web muito bem conseguido
- Web-Radio: suporte para Spotify e Last.fm
- …e muitas outras funcionalidades
Veja aqui o RAspyFI em funcionamento