De todos os mini-PCs que foram lançados nos últimos anos, o Raspberry Pi é sem duvida o projecto de mais sucesso. Focado na área da educação e com mais de 2 milhões de unidades vendidas, a Raspberry Pi quer agora alcançar novos mercados com um novo conceito…um mini PC modular, direccionado para o segmento empresarial.
Mas quais as diferenças para o tradicional Raspberry Pi?
A Raspberry Pi anunciou durante o dia e um um novo conceito de mini PC. Trata-se de um dispositivo que partilha em grande parte as especificações do actual Raspberry Pi, mas num modelo modular que irá encaixar numa mini motherboard.
Este novo modulo de apenas 67,6x30mm usa o mesmo SoC do actual Raspberry Pi, tem 512 MB de RAM e memória flash de 4GB eMMC (o que é equivalente a um cartão SD do PI). O encaixe é idêntico ao das memórias RAM, uma vez que é DDR2 SODIMM, mas a Raspberry Pi alerta que não devem ligar o módulo a nenhuma slot para RAM, até porque o esquema de pinos é diferente.
Relativamente à “mini motherboard”, esta é alimentada via interface microUSB e tem:
- 1 interface HDMI
- 2 interfaces DSI pela ligação de camaras e ecras
- 2 slots de GPIO
- 1 interface USB
Este novo módulo poderá ter como sistema operativo o Raspbian e até mesmo o PiPplware.
Veja uma pequena demonstração deste novo conceito
Relativamente ao preço, sabe-se que o modulo e mini motherboard (Raspberry Pi Compute Module Development Kit) custarão cerca de $30 dólares (para lotes de 100 unidades) e deverão estar disponíveis já em Junho.