… mas rapidamente esgotaram as primeiras unidades disponíveis.
O computador miniatura que muito prometeu, há cerca de 10 meses como aqui demos conta, acaba de ser disponibilizado para venda e irá de certeza abrir portas para novos horizontes.
Para já apenas está disponível o Model B, por $35, mas o Model A está a ser trabalhado para ser vendido ao preço prometido de $25, os cerca de 17€ (agora 18.5€) que havíamos falado.
O aspecto do produto final é um pouco diferente do protótipo inicialmente apresentado, com um PCB menos compacto, assemelhando-se agora com uma placa de desenvolvimento do género arduino, mas claro, com características deveras superiores. Foto mais detalhada aqui.
O objectivo inicial permanece: promover e incentivar, no sector da educação, o início à programação e conhecimento do hardware básico de um computador. No entanto, é provável que aconteça muito mais que isso e haja um interesse geral em adquiri-lo pois é certo que boas novidades irão surgir relativamente a software disponível pela comunidade.
Foram 6 anos de trabalho até à presente data, “mas isto é apenas o começo da história do Raspberry Pi”, refere Eben Upton, responsável pela Fundação Raspberry Pi. Para que a oferta consiga corresponder à elevada procura prevista, o modelo de “negócio” teve de ser reformulado e passou a vigorar um modelo de fabrico licenciado. Isso permite que a produção seja feita noutro tipo de fábricas, de muito maior capacidade, estando as empresas RS Components e Premir Farnell a trabalhar na produção do dispositivo a partir dos quais pode ser adquirido (ou pré-reservado).
As suas características e flexibilidade de utilização são bastante prometedoras. O Raspberry Pi tanto poderá servir para um computador de trabalho, entretenimento, Home-Theater ou mesmo placa de desenvolvimento dada a existência de interfaces de baixo-nível. Abaixo deixo as características.
Segundo a equipa de desenvolvimento o Model A foi trabalhado para incluir 256MB de RAM em vez dos 128MB inicialmente previstos. A principal diferença entre o Model A e Model B é a existência duas portas USB e Ethernet no Model B.
Este primeiro lançamento tem o objectivo de chegar aos entusiastas de software e hardware, outros fabricantes e professores que pretendam criar algo interessante para o Raspberry Pi antes do lançamento oficial para o mercado educacional, previsto para o final de 2012. Isto traduz-se numa disponibilização de software muito mais abrangente, completo e estável para os estudantes.
Como já referi, o stock está de momento esgotado e não há informação de quando estão disponíveis mais unidades. Sabe-se que apenas foi possível adquirir uma unidade na “primeira fornada” e prevê-se que dentro de aproximadamente um mês seja possível uma compra livre pois nessa altura já não é esperado haver problemas de stock.
Nota: Informamos também que já é possível fazer pré-encomendas do Cotton Candy – Um mini-computador numa PenUSB.