O mercado dos smartphones pode produzir novidades inquietantes e não falamos apenas das especificações e qualidade do equipamento. Há fabricantes que estão a mudar a face deste mercado de forma permanente.
Para ter uma ideia mais clara, veja o caso do fabricante indiano, a Ringing Bells, que está a lançar um smartphone por 251 rúpias, algo como 3,28 euros.
O equipamento traz algumas especificações interessantes. Vem equipado com o sistema operativo Android 5.1 Lollipop, um ecrã de 4 polegadas, processador quad-core 1,3 GHz, 8 GB de armazenamento, câmara de 3,2 megapíxeis e o distribuidor faz questão de dizer que este equipamento tem um ano de garantia.
O Freedom 251 é um modelo que será distribuído já a partir de hoje pela módica quantia de 251 rúpias, que na conversão directa e actual para o euro são apenas 3,28 euros. Este equipamento será apresentado na Índia e a campanha aponta para vendas colossais dentro do território indiano.
Freedom 251 – Como se consegue um smartphone a este preço?
Pode parecer estranho mas é fácil perceber. A imprensa local explica o que se passa. Este fabricante recebeu milhões em subsídios entregues pelo Governo local. Como pode ser lido no site Quartz, o analista Tarun Pathak da consultora Counterpoint Research refere que o governo liderado por Narendra Modi deliberou vários subsídios a esta empresa para produzir um equipamento que tivesse um preço “residual” para chegar às massas.
Também o fabricante tem uma posição bem vincada para este smartphone. A ideia é que este equipamento chegue a regiões remotas da Índia, zonas rurais e semi-urbanas para levar o conhecimento e a comunicação digital. Isto trará maior crescimento quer no desenvolvimento local quer na forma como as informações chegam às populações.
Mais de 150 fabricantes na Índia
Conforme pode ser lido na publicação, este equipamento estará a ser financiado ao abrigo do programa “Make in India”. Programa lançado em Setembro de 2014 que tem como objectivo apoiar produção local.
Este investimento provocou um aumento enorme na produção de smartphones na Índia e atraiu igualmente a atenção de outros países e marcas. Mais de 150 marcas de smartphones, incluindo a Samsung, Micromax e Lenovo, têm interesses no mercado indiano e concorrem lado a lado com os players locais.
Dado o enorme potencial e foco do governo indiano em “Make in India”, a competição no segmento de smartphones só se irá se intensificar. Quase metade do total de telefones móveis enviados para a Índia durante Outubro a Dezembro 2015 foram montados na Índia e a tendência é um aumento considerável para este ano de 2016.