Nos últimos anos as empresas que desenvolvem software e em especial sistemas operativos têm mudado os seus paradigmas de disponibilização de novas versões.
Desde o lançamento de betas públicas e de versões de testes, vários são os casos que depois resultam em situações de sucesso e que têm sido replicadas.
A Apple, que tinha por regra apenas disponibilizar novas versões do seu OSX a programadores que pagavam para terem acesso a elas, acaba de lançar um novo programa em que permite o acesso às versões de testes a qualquer utilizador com um Apple ID.
Este novo programa que a Apple lançou vem dar a possibilidade de todos os utilizadores que queiram testar as novas versões do OSX o possam fazer sem que para isso tenham de pagar nada.
Para além do OSX, esses utilizadores vão ainda ter acesso a um conjunto de versões de desenvolvimento das principais aplicações do próprio sistema operativo.
Esta mudança de rumo da Apple em relação à disponibilização de versões de testes do OSX mostra que a empresa está ainda mais aberta e que quer o apoio de todos os que puderem testar as novas versões do OSX à procura de erros e de bugs neste sistema operativo.
The OS X Beta Seed Program gives users the opportunity to run pre-release software. Test-drive beta software and provide quality and usability feedback that will help make OS X even better.
The OS X Beta Seed Program gives users the opportunity to run pre-release software. Test-drive beta software and provide quality and usability feedback that will help make OS X even better.
O acesso a estas versões de testes é extremamente simples e é feito através da própria App Store. Precisam primeiro de se registar para ter acesso a esse programa e é apenas necessário que tenham um Apple ID.
Depois desse registo é necessário instalar uma pequena aplicação que tornará visível as actualizações das versões de testes do OSX.
A primeira versão a ser disponibilizada na App Store ao abrigo deste programa é a OS X 10.9.3, que foi lançada há apenas alguns dias pela Apple para os programadores.
Para além das novas versões de teste a Apple disponibiliza ainda uma aplicação para que os utilizadores possam reportar problemas ou bugs que encontrem durante a utilização das versões de testes.
O alargar da base de utilizadores das versões de testes do OSX vai permitir que a Apple consiga desenvolver de forma mais firme e possivelmente mais rápida essas novas versões.
Depois de anos a exigir que os programadores pagassem para ter acesso a essas versões, ficou mais simples a todos testar as novidades que a Apple se prepara para lançar.
Notem que ao aderir a este programa os utilizadores passam a estar sob um acordo de confidencialidade que deverá ser idêntico aos que já é usado nos programadores que antes tinham acesso a estas versões.
Claro que estas versões estão sujeitas a bugs e a problemas normais em versões de testes. Não se dedicam aos utilizadores comuns mas sim a todos os que querem ver o que Apple está a preparar para o futuro do seu sistema operativo.