A Mozilla tem estado a mudar o Firefox em muitos campos. Não apenas o melhora no sentido de tornar mais eficiente na gestão dos recursos, mas também tem melhorado a sua interface, dotando-o das melhores e mais intuitivas opções e funcionalidades.
Para além do que é visível nas actualizações que têm surgido, a Mozilla tem apresentado algumas novidades internas da sua nova interface, a Australis.
Mas agora esta novidade está prestes a chegar ao Firefox e todos podem já testar o que o Australis vai trazer.
A nova interface que o Firefox vai abraçar resulta de muita investigação e da procura de unificação entre as plataformas onde o Firefox está presente.
A Australis está prestes a ser incorporada na versão Nightly do Firefox, o que significa que muito em breve vamos poder vê-la na versão final e testar todas as novidades.
Esta é uma interface mais limpa, onde todo o espaço foi aproveitado ao máximo, para os utilizadores poderem ter acesso mais directo aos separadores e às funções principais do Firefox.
Para além da alteração na forma dos separadores, existem também mudanças na localização dos botões dos plugins e das extensões, no sentido de as tornar ainda mais acessíveis.
O menu do Firefox está também diferente, tendo toda a informação agrupada, tenso sido mantida apenas a essencial.
Se quiserem testar já a nova versão do Firefox com o Australis, a Mozilla disponibiliza um site (GetAustralis) onde podem ver já a forma que o Firexox vai ter, ao mesmo tempo que sabem da sua integração nas versões disponíveis do Firefox.
Neste momento o Australis está a ser incorporado nas versões Nightly, mas existem versões de disponíveis para testes imediatos.
Basta que as descarreguem para os vossos computadores, instalem e vejam o que se espera que seja o futuro do Firefox.
Recomendamos que estes testes sejam feitos com um perfil específico no vosso Firefox e não com o que usam no vosso dia-a-dia, pois estas versões de testes podem apresentar problemas.
Ao ser incorporada na versão de desenvolvimento, a nova interface está a dar um passo no sentido de trazer o Firefox para um lugar ainda mais elevado.
Não vão ser apenas as novas funcionalidades e as optimizações a marcarem o ritmo de desenvolvimento, mas também a nova interface vai ter um papel.
Não existem datas para a disponibilização desta nova interface, mas depois de entrar nas versões oficiais será apenas uma questão de tempo (pouco) até que esteja disponível para todos.