Pplware

Quer saber quem o “espia” na Internet?

A segurança informática, em concreto a privacidade, é hoje em dia um dos temas quentes na área da informática…e não só. Com a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América (NSA) debaixo de fogo, devido aos programas de espionagem,  e as constantes e polémicas revelações de Edward Snowden…os utilizadores têm hoje algum receio em visitar determinados site/serviços online.

Hoje apresentamos uma aplicação que permite saber quais os sites que monitorizam a nossa acção na Internet.

No mundo da Internet, é prática comum as empresa registarem aquilo que procuramos, o que fazemos…etc. Os cookies, por exemplo, que funcionam do lado do cliente, permitem “informar” o servidor quais os sites que visitamos, como interagimos com esses sites, etc. Com base nessas informações, as empresas criam o “perfil virtual” do utilizador e podem explorar melhor o seu serviço (e de outros), indo ao encontro daquilo que o utilizador procura….Quem é que nunca andou á procura de um produto na Internet…e de um momento para o outro recebeu e-mail com ~informações desse produto ou de algo alternativo?

Com o objectivo de que o utilizadores saibam tudo quando acedem a um site, a Mozilla criou o Lightbeam, um add-on para o Firefox que permite saber que outros sites monitorizam o site/serviço que estamos a visitar.

O Lightbeam oferece uma interface muito intuitiva e produz um conjunto de informação muito interessante. Quando acedemos a um site, a aplicação regista esse site e também sites que estão ligados, sendo as ligações apresentadas em formato “árvore”.

Na mesma aplicação disponibiliza uma lista de sites visitados (e não visitados directamente), podendo o utilizador monitorizar esse site ou simplesmente bloqueá-lo, do seu lado.

A aplicação pode também ser apresentada num “estilo relógio”

Segundo Mark Surman, director executivo da Mozilla, “ O objectivo do Lightbeam é que o utilizador final conheça todos os “elementos” que estiveram presentes durante o seu acesso a um site”

Além desta afirmação, Surman referiu também que os cookie são apenas um dos muitos métodos usados para monitorizar a acção do utilizador na Internet. Como forma de proteger o utilizador, a Mozilla disponibiliza nativamente a função “monitorização”, que permite ao utilizador indicar que não quer “ser seguido”.

O Lightbeam é sem duvida uma aplicação interessante que saber as comunicações paralelas que são estabelecidas quando acedemos a um determinado site. A informação disponibilizada pode ajudar-nos a avaliar, de certa forma,  um site/serviço ou simplesmente bloquear os “sites de terceiros” (do lado do cliente).

Impressionado com os resultados desta aplicação?


Download: Lightbeam

Exit mobile version