Pplware

Quem disse que o tempo não volta para trás?

O tempo talvez nem por isso, mas a forma como se faz os downloads talvez… Actualmente os utilizadores têm andado algo dispersos ou talvez até “meio perdidos” a partir do momento em que os trackers e os servidores começaram a ser encerrados.

Os downloads em tráfego nacional não desapareceram, quer seja da rede eMule ou por torrents. O TucowsPT é um site onde aborda esse tema na sua totalidade.

Mas eu não vou falar aqui de P2P Nacional mas sim do geral. As redes actualmente estão muito fracas e devido à dispersão por parte dos utilizadores pelas diversas redes, estas têm tendência a enfraquecer em relação a conteúdos. Muitos abandonaram a rede eMule uma vez que deixaram de ter servidores onde se pudessem ligar, virando-se para as redes antigas ou seja, Gnutella e FastTrack.

Muitos também pensam que o KaZaA já não funciona mas o certo é que muita gente o continua a usar em alternativa à rede eMule. A rede Gnutella quando apareceu, muitos como eu próprio, achou que seria uma rede sem futuro mas o certo é que agora é uma das redes mais procuradas a nível mundial.

Resumindo, muitos estão a deixar a rede eMule e a moverem-se para a rede KaZaA e Gnutella como se tivéssemos voltado para o passado (2002) ou então usam dois ou três programas (ou 4) para encontrar o que querem.

Os 5 programas mais populares actualmente têm sido o eMule, Limewire, Ares, KaZaA e Shareaza e depois vai da preferência do utilizador uma vez que existe outros famosos.

– O eMule usa a rede eDonkey e Kad. – O Limewire usa a rede Gnutella. – O Ares usa uma rede própria com o mesmo nome. – O KaZaA usa a rede FastTrack. – O Shareaza usa 4 redes ao mesmo tempo, a eDonkey, Gnutella 1 e 2 e ainda tem suporte para a rede BitTorrent.

Estes são só alguns programas de exemplo. Na minha opinião, ainda não nasceu um programa que consiga reunir todas as redes para reunir todos os utilizadores.

A minha escolha actualmente para simplificar esta situação passa pelo uso de dois programas, o Shareaza e o programa brasileiro K-Lite Nitro. O Shareaza como disse anteriormente reúne a rede eDonkey (eMule), Gnutella 1 e Gnutella 2 (esta última é a rede principal do Shareaza) e ainda serve para o uso da rede BitTorrent.

O K-Lite Nitro é baseado no KaZaA mas numa geração diferente. Também funciona com 4 redes ao mesmo tempo. As redes que este programa usa são a FastTrack que é originária do KaZaA original, a OpenFt que é a rede principal do K-Lite Nitro, a Ares que é originária do Ares Galaxy e Gnutella.

Vamos fazer aqui um resumo: Com o Shareaza temos as redes: eMule, Gnutella 1, Gnutella 2 e BitTorrent Com o K-Lite Nitro temos as redes: FastTrack, OpenFT, Ares e Gnutella 1 O ideal seria um programa que reunisse todas estas redes, mas sempre é melhor do que estarmos a usar 7 programas (respectivamente às 7 redes) ao mesmo tempo.

Agora quem está um pouco informado vai me dizer que isto é tudo muito bonito mas não existe servidores para a rede eMule (eDonkey), não é? Mas os servidores de eMule embora sejam poucos mas continuam a existir. Visitem esta página. Em relação à pesquisa de torrents internacionais, vejam este artigo.

Sites Oficiais: Shareaza K-Lite Nitro Servidores de eMule

Exit mobile version