Pplware

Que dispositivos vão ser capazes de poder correr o novo iOS 8?

Espera-se para o final do dia de hoje a apresentação das grandes novidades da WWDC 2014. Entre elas vão surgir, com um elevado grau de certeza, o novo iOS, na versão 8 e o novo OSX 10.10.

Como é normal na Apple, a nova versão do iOS vai correr na maioria dos dispositivos, mesmo alguns que foram já retirados das prateleiras e que deixaram de ser vendidos.

Vamos saber o que os rumores dizem sobre os equipamentos que vão conseguir correr o iOS 8 e quais os que vão ficar para trás, não sendo suportados.

Algo que diferencia a Apple de outros gigantes ligados aos sistemas operativos é a sua capacidade de suporte de equipamentos mais antigos e que por norma deixariam de ter suporte nos novos sistemas operativos.

Mas mesmo com este suporte que a Apple faz questão de manter, há sempre modelos que deixam de ser suportados e que ficam para trás no que toca à actualização dos sistemas.

Para o iOS 8 espera-se que o suporte seja alargado, não sendo mantido apenas os mais recentes modelos de iPhone e iPad, mas alargando o espectro a modelos mais antigos e ainda perfeitamente operacionais.

Os rumores que são normais nesta altura, trazem já alguma luz, lógica, ao que podemos esperar para o final do dia de hoje. Apesar de não ficar, provavelmente, disponível de imediato, a Apple fará questão de apresentar e mostrar tudo o que esteve a desenvolver nos últimos tempos e que vão melhorar de sobremaneira este seu sistema operativo móvel.

A fasquia que a Apple vai impor no iPhone será o seu modelo 4. O iPhone 4 será o próximo modelo a não ter suporte para futuras versões do iOS.

Este foi o mais recente modelo a ser descontinuado nos mercados emergentes, abrindo lugar a modelos mais simples das versões mais recentes. Nos grandes mercados da Apple este modelo foi de imediato descontinuado assim que o iPhone 5S foi lançado.

É precisamente este descontinuar deste modelo que leva a apontar para que deixe de ser suportado pelas novas versões do iOS.

Já com a versão 7 do iOS se nota que este equipamento está a atingir o seu limite das capacidades. Muitas das novas funcionalidades que foram trazidas não transitaram para o iPhone 4, sendo apenas mantidas apenas nos modelos mais recentes.

Os 4 anos que o iPhone 4 já tem de mercado são um tempo de vida considerável para um smartphone e em especial para um produto Apple.

Do lado do iPad, outro equipamento Apple que tira proveito do iOS, as novidades não vão ser muito diferentes. Neste caso será o iPad 2 a ficar de fora.

As razões para esta decisão são praticamente as mesmas que se aplicam ao iPhone 4. Estes dois equipamentos estão equipados com processadores mais antigos e que podem não suportar as novidades que a Apple se prepara para lançar.

Mas aqui no meio de todos estes rumores fica uma dúvida por responder. O que vai a Apple fazer ao iPad Mini de primeira geração?

Apesar de ter apenas 2 anos de mercado, a primeira geração dos iPad Mini tem o mesmo processador que o iPad 2 e por isso seria também um candidato a ser excluído com a chegada do iOS 8.

Mas a Apple não tem por hábito descontinuar o suporte em equipamentos com tão pouco tempo de venda, para não defraudar os seus clientes.

Vai por isso ser interessante ver qual a postura da Apple face a este equipamento e as suas capacidades para correr o novo sistema operativo.

Toda esta informação  baseia-se em rumores e em informação não oficial, sendo apenas confirmada, ou não, após o lançamento do iOS 8 ao final da tarde de hoje.

Exit mobile version