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Quais as palavras que se destacaram em 2014…

…na comunicação social portuguesa?

Com 2014 quase a chegar ao fim, são várias as estatísticas que nos chegam sobre os mais diversos assuntos. A Cision elaborou recentemente um estudo com a finalidade de apurar as palavras que mais se destacaram na agenda mediática nacional, no ano de 2014 e, entre estas, as que mais vezes foram utilizadas.

Através do algoritmo Cision de análise textual foi encontrado um conjunto de palavras que mais se notabilizaram nos órgãos de informação. Consegue adivinhar qual a palavra que mais se destacou?

As palavras agora encontradas foram  sujeitas a uma pesquisa para se chegar ao número final de referências de cada uma delas nos órgãos de comunicação social. Desta forma, foi possível estabelecer um ranking das palavras mais mediáticas do ano de 2014.

A palavra “euros” foi, entre as mais proeminentes, a mais referenciada em artigos noticiosos, com o impressionante registo de 618.527 referências. Nesta lista de palavras notáveis seguiram-se as palavras “governo”, com 491.996 referências, “milhões”, com 451.389 referências, e “mundial”, com 321.803. Esta última foi em muito impulsionada pelo Mundial de Futebol do Brasil, decorrido no último Verão. Ficou a cargo da “europa” fechar o Top 5, com 314.321 registos apurados em artigos noticiosos.

Comprar, vender, investir, dever, emprestar são acções que convergem na palavra mais mediática do ano. Em “euros” funciona a economia nacional e a proeminência desta palavra nos órgãos de comunicação social parece indiciar que o principal foco da agenda mediática nacional, em 2014, foi mesmo a economia. A relevância dada à palavra “euros” por parte dos media nacionais parece consentânea com uma das fontes de maior preocupação da sociedade portuguesa atual.

No ranking seguem-se as palavras “futebol”, “saúde”, “política”, “Benfica” (o campeão em título na modalidade de futebol) e, a fechar este ranking, surge a palavra “banco”. A situação ocorrida no BES foi decisiva para que esta palavra se destacasse como uma das mais proeminentes nos media portugueses em 2014.

Via EmpresasHoje

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