Pplware

Proteção Civil lança alerta por causa do tempo quente e seco

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta segunda-feira para o perigo de incêndio rural nas próximas 48 horas. O alerta teve como base as previsões do IPMA que apontam para tempo quente e seco.


Proteção Civil: Condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais

No aviso à população da Proteção Civil, é alertado para o “aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, especialmente no interior Norte e Centro e Região Sul”.

O IPMA refere que “valores de humidade relativa inferiores a 20/30% no interior Norte e Centro e na região Sul, com fraca recuperação noturna”. A juntar ao tempo quente e seco está também o vento  temporariamente forte de sul/sudoeste, com rajadas até 75 km/h, no interior Norte e Centro, em especial ao início da tarde.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Exit mobile version